
A missão militar que a princesa Leonor está a cumprir a bordo do Elcano tem sido tudo menos tranquila para a família real espanhola. Depois de notícias que davam conta de um namoro a bordo, e doenças da herdeira ao trono durante esta comissão, agora surge a informação que existem fotos da princesa que a monarquia não quer que cheguem a público, ponderando comprá-las por um valor exurbitante.
Um paparazzi espanhol viajou até ao Uruguai para acompanhar a princesa Leonor e acabou por tirar uma foto da princesa numa praia, de biquíni e na companhia do "amigo especial" que tem a bordo da embarcação da marinha do país vizinho. O El Periódico, que tinha feito uma publicação em relação a este assunto no dia 12 de março, mostrando um vídeo da princesa em biquíni, viu-se obrigado a removê-lo de circulação devido a ordens de superiores.
As explicações chegam agora, através da jornalista Mariàngel Alcázar. Segundo esta, a família real assume a existência dessas fotos e, depois de conversas com o fotógrafo, que entretanto as retirou do leilão público que existia, já sabe o preço que terá de pagar para que estas não sejam reveladas: 200 mil euros.
Vários foram os meios de comunicação que se mostraram disponíveis para comprar as fotografias da herdeira ao trono, mas o palácio terá mostrado o seu desagrado quanto a estas intenções, restando apenas duas opções: as fotografias serem compradas com os fundos da Casa Real o(o que seria difícil de justificar perante a opinião pública) ou serem compradas pelo rei emérito, Juan Carlos «, recorrendo à sua enorme fortuna.
Muitos especulam qual o conteúdo das imagens de Leonor, com os rumores a apontar para "Leonor sem a parte de cima do biquíni, a fumar e numa atitude demasiado afetiva com o namorado".
Apesar disso, a jornalista catalã revela que Felipe e Letizia não se mostram muito preocupados com a revelação das fotos já que, depois de terem aceso às mesmas, não as consideraram escandalosas: "Nem o rei nem a rainha estão preocupados com as fotos da filha num biquíni, nem estariam preocupados se existissem imagens de beijos [entre Leonor e o namorado] porque ela tem 19 anos".
Mas, esta história não é corroborada por vários meios de comunicação que viram a forma como a Casa Real retirou as fotos do El Periódico como "desastrada" mostrando alguma preocupação da sua parte.