
Rupert Murdoch já resolveu a complicada guerra de sucessão dos seus seis herdeiros. Foi anunciado esta segunda-feira que o magnata dos media, de 94 anos, vai oficialmente deixar o seu império multimilionário ao filho Lachlan, tendo oferecido mais de três mil milhões de dólares a dividir por outros três: Prudence, Elisabeth e James.
As filhas mais novas, Grace e Chloe, entrarão num novo fundo que está também ele em nome de Lachlan mas do qual os três serão beneficiários. Recorde-se que a fortuna de Murdoch está avaliada em mais de 24 mil milhões de dólares, de acordo com a 'Forbes'.
Este acordo encerra assim anos de uma disputa judicial entre os irmãos sobre quem iria controlar o conglomerado de media de Murdoch, que inclui a Fox News, The Wall Street Journal, o New York Post e o The Sun.
Havia rumores de que James, que tem estado afastado da família nos últimos anos, tinha ambições de controlar o conglomerado e mudar a sua ideologia conservadora, mas terá ficado satisfeito por receber mais de mil milhões de dólares em troca.
Recorde-se que os conflitos sobre o futuro das propriedades dos Murdoch foram a inspiração para a série de televisão de sucesso "Succession", da HBO.
Murdoch é pai de Prudence, de 67 anos, do seu casamento com Patricia Booker, Elisabeth, de 57, Lachlan, de 54, e James, de 52, do seu segundo casamento com Anna Maria Torv, e ainda Grace, de 23, e Chloe, de 22, do seu casamento com Wendi Deng, que terminou em 2013.
No ano passado, casou com Elena Zhukova, de 67 anos.