
As novas medidas de contingências para prevenção da Covid-19 foram apresentadas na quinta-feira, dia 10, por António Costa, mas parecem não ter agradado Katia Aveiro.
A irmã de Cristiano Ronaldo não escondeu a sua indignação perante algumas das novas regras impostas pelo Governo português e fez questão de deixar um texto, escrito com um tom bastante irónico, nas suas redes sociais. "'A grande inteligência do vírus misterioso'. Covid-19 é o vírus mais misterioso que já existiu. É muito perigoso porque se espalha rapidamente, mas leva 14 dias para incubar e morre com água e sabão. É incrível como ele desaparece quando há grandes grupos de pessoas com papeletos e bandeirolas, mas se fores ao cinema, a um concerto ou a um evento desportivo, ele atacará com toda a sua fúria".
Seguem-se mais exemplos com os quais a antiga cantora não concorda: "Se fores a uma loja de roupas ele gruda em ti, mas isso não acontece dentro dos supermercados - ele não te contagia quando passas por todos os corredores e te cruzas com os demais clientes, mas tens que ficar a 2 metros de distância para entrar e para pagar. Além disso, se comprares numa loja de esquina ou num café, bar ou restaurante, ele vai lá ter contigo; mas não vai ao supermercado, aí não!"
Katia Aveiro critica o impedimento de se comprar bebidas alcoólicas depois das oito da noite e o facto de não se poder juntar um grupo com mais de 10 pessoas em restaurantes.
"O vírus vigia as tuas compras de álcool: se comprares um pacote de 6 minis ou 1 garrafa de vinho, vais ficar muito suscetível ao contágio, principalmente se passar das 20h. É incrível como ele se prolifera em pesos, aparelhos de ginástica, bolas de basquete e bolas de futebol, mas não sobrevive em carrinhos e cestos de supermercado. Este vírus é atraído por estilistas, massagistas, dentistas, mas não é atraído por caixas de banco, máquinas automáticas, parquímetros ou funcionários de supermercado e entregadores de 'fast food'. Chega a ser tão inteligente que não incomoda as primeiras 10 pessoas reunidas num local, mas se forem 11 aí já infecta."
A lista continua: "Este vírus sabe o que tu queres e vê o que tu realmente precisas. Se quiseres fazer as unhas ou cortar o cabelo, nem a máscara vai-te ajudar. Mas se precisares de um canalizador porque o wc entupiu, o vírus enfraquece e a máscara protege-te imenso. A sua virulência aumenta depois da meia-noite, então os negócios de restauração têm que fechar, assim como os bares e discotecas. O vírus também se espalha nas tardes de sexta-feira até segunda-feira às 7h, quando tens que ir trabalhar. Este é todo um ciclo que confunde os melhores cientistas do mundo e baralha a evidência científica. Que vírus estranho este'"
Katia Aveiro vive atualmente no Brasil, um dos países do mundo que mais tem sofrido com a propagação da pandemia.