A Casa Real espanhola anunciou oficialmente que, na próxima sexta-feira, 30 de janeiro, dia em que se assinala o 58.º aniversário do rei Felipe VI, a infanta Sofia irá retomar as suas funções oficiais na agenda real, o que está a ser considerado um "presente" inesperado para o monarca, que já por diversas vezes mostrou vontade de ver a filha mais nova a assumir um maior destaque nos compromissos oficiais.
Sofia, que mora atualmente em Lisboa - onde está a estudar Ciência Política e Relações Internacionais - irá assim deixar a capital portuguesa e viajar até Madrid para uma visita à Fundação ONCE, que oferece um importante apoio a pessoas cegas e com deficiência visual grave.
Este será o primeiro compromisso a solo da jovem de 18 anos desde a sua "estreia", em dezembro de 2024, quando presidiu sozinha aos prémios 'Objetivo Patrimonio - Concurso de Fotografía Infanta Sofía'.
De qualquer forma, espera-se que, assim que concluir os seus estudos em Portugal, Sofia ganhe uma maior visibilidade ao lado da irmã, a princesa Leonor, em eventos ligados à cultura e ao apoio aos mais carenciados. Num momento em que a continuidade institucional exige credibilidade e acessibilidade, Sofia personifica um equilíbrio entre juventude, frescura e sentido de dever.
"A tua mãe e eu vemos-te a tornares-te a cada dia mais responsável, mais atenta e mais interessada no que acontece, no que fazemos como instituição e em como nos podes ajudar a fazê-lo melhor. (...) Como rei, estou orgulhoso de ti e comovido como pai", dissera Felipe VI num discurso durante a entrega dos Prémios Princesa de Girona, no verão de 2024.