A mudança, em setembro, da infanta Sofia para Lisboa, confirmou, para os reis de Espanha, o estatuto de ninho vazio. Se depois de a jovem ter terminado o ensino médio no País de Gales havia a expectativa do que iria fazer em relação ao seu futuro, Sofia mostrou ter planos bem definidos e que passariam, em primeira instância, por estudar Ciência Política e Relações Internacionais, no prestigiado Foward College, no coração do Chiado.
Setembro foi tempo de mudanças, mas Sofia adaptou-se na perfeição à nova casa e, fora algumas exceções em que as suas fotografias por Lisboa foram parar às revistas cor-de-rosa, conseguiu aquilo que pretendia na maior parte das vezes: ser apenas uma estudante a viver a sua nova vida, sempre com a consciência de que o seu estatuto real não a deixa ser completamente livre.
Sem direito a todas as mordomias e deferências de uma herdeira ao trono, como acontece com a irmã, Leonor, que está a seguir uma formação militar, que um dia lhe permitirá ser rainha, mas ainda assim com segurança apertada, a infanta Sofia tenta mover-se por Lisboa como qualquer outra jovem da sua idade, com uma liberdade que ela própria não está habituada a ter, uma vez que concluiu o ensino médio no País de Gales em regime de internato.
Questões que preocupam, naturalmente, uma mãe ciosa como Letizia, mas não impedem Sofia de viver a sua nova vida. E é isso mesmo que a Casa Real tem feito questão de mostrar através de algumas partilhas nas redes sociais, que revelam como a jovem monarca está a desfrutar da cidade com muitos passeios, principalmente a alguns dos locais mais emblemáticos da capital, como é o caso do Mosteiro dos Jerónimos, miradouro da Graça ou apenas palmilhar as ruas da baixa lisboeta, repletas de história, bem perto do local que há duas semanas se transformou num cenário de horror, com a tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória.
Sofia mostra também que em Lisboa se move como qualquer jovem universitário e nos primeiros dias da cidade foi fotografada junto ao Centro comercial Colombo, numa das paragens mais concorridas de autocarros, e que permite a ligação com vários pontos da cidade. De jeans e camisola descontraída, o seu estilo é também muito casual, não chamando a atenção nesta nova etapa e ao contrário daquilo que acontece nos atos oficiais.
Se é no Chiado que Leonor passa grande parte do tempo, no Foward College, para as suas aulas diárias, o tempo livre é vivido na outra ponta da cidade, em Benfica, numa residência de estudantes em regime semi-aberto, o que levanta questões de segurança para a infanta que, ao contrário do que acontecia no País de Gales, aqui não tem quaisquer muros a vedá-la do exterior, numa decisão tomada pela própria, mas que foi muito ponderada pela família real, que terá chegado à conclusão de que não poderia isolar Sofia do mundo e que esta teria de poder viver a sua vida nos seus próprios termos. Ainda que esteja sujeita, como elemento da coroa, a apertadas normas de segurança, sendo que, de acordo com o 'Observador' só no dia de apresentação letiva estava acompanhada por uma equipa de dez seguranças, que a vigiavam à distância. "
"Trata-se de uma equipa de cerca de 10 pessoas, agentes espanhóis na sua maioria, vindos especialmente de Madrid", descreveu a publicação, sendo que o número de seguranças terá sido ajustado à nova realidade.
Além de toda a segurança, a estreita ligação dos reis com Portugal e a boa relação com Marcelo Rebelo de Sousa fazem com que Letizia e Felipe consigam descontrair um pouco mais, bem como a proximidade física que, ao contrário do que acontecia com Leonor quando esta se encontrava em alto-mar, faz com que os monarcas consigam acionar mecanismos de emergência e resolver mais facilmente qualquer problema que surja.
Este é apenas o início do caminho de Sofia, que estudará também em Paris e Berlim e que, não tendo um estatuto de herdeira, pôde decidir a sua formação académica e se, no futuro, irá querer uma vida ao serviço da Coroa ou se, por outro lado, escolherá algo diferente, longe da instituição em que foi criada. Para já, e enquanto o momento das decisões difíceis não chega, a infanta desfruta dos mimos dos pais e da irmã, em plenas férias natalícias, antes do regresso à casa que a acolheu por empréstimo: Lisboa.