'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Surpresa

Joias, recordações de infância e um objeto muito especial. Manuel Luís Goucha revela herança que a mãe lhe deixou

Apresentador está de luto pela morte da mãe, Maria de Lourdes, aos 101 anos, e revela que está a descobrir algumas facetas surpreendestes da progenitora.
05 de setembro de 2024 às 17:11
Manuel Luís Goucha
Manuel Luís Goucha

Numa altura em que está prestes a assinalar-se o primeiro mês desde a morte da mãe, Maria de Lourdes, Manuel Luís Goucha assume que está a fazer o luto com serenidade e a começar a encarar a vida sob uma nova perspetiva.

A lidar com a ausência materna, o apresentador sente-se, no entanto, afortunado por poder descobrir novas facetas da mãe – que morreu aos 101 anos – através de uma carta que esta lhe deixou, e ao irmão, e em que revela um lado mais terno e emotivo, que nem sempre foi uma realidade. "Acho que estou a gerir o luto serenamente, consciente da mãe que tive, da mãe que estou a descobrir, porque há a carta que ela nos deixou (a Manuel Luís Goucha e ao irmão), escrita há 21 anos, e depois há facetas dela que vamos descobrindo, que ela não verbalizava, como aquela carta. É uma mulher de uma geração que nasceu entre duas guerras, que não tinha tido o afeto como nós o entendemos, o amo-te, o beijo ou o abraço dos pais", disse em entrevista à 'TV7 Dias'.

Sobre o legado da mãe, há muito de Maria de Lourdes que viverá para sempre no apresentador, e há também alguns bens materiais com que ficou da progenitora, embora o apresentador sempre lhe tenha dito que não queria saber de heranças.

No entanto, há peças especiais que mãe lhe deixou, algumas das quais Goucha começou a usar quando a mãe ainda era viva. "Estreei o 'Dilema' com um fato de seda preto e uma pregadeira que é dela, de brilhantes e um rubi. Naquele dia tinha também botões de punho que são feitos com libras de ouro. Ela pertence àquela geração que investia dinheiro em ouro, tinha muitas libras. Ela vendeu as joias todas para dar o dinheiro aos netos, com a nossa permissão. Eu disse sempre: 'faz o que queres às tuas coisas, porque isso é teu, não é meu'", contou na mesma entrevista.

Manuel Luís Goucha
Manuel Luís Goucha

O apresentador garante, por isso, que irá ficar com poucas coisas da mãe, e todas têm um simbolismo especial, como uma agenda, na qual Maria de Lourdes escreveu a carta de despedida que lhe deixou, ou os seus primeiros talheres de bebé com o "petit nom 'Necas' inscrito".

Goucha revela que tem também em sua posse as cinzas da mãe, que pretende deitar ao mar.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável