
Já terminou a "missão" espacial da empresa Blue Origin que levou seis celebridades femininas ao espaço esta segunda-feira, dia 14.
A noiva de Jeff Bezos - o segundo homem mais rico do mundo e dono da Blue Origin - Lauren Sanchez, a cantora Katy Perry, a apresentadora Gayle King - conhecida por ser a melhor amiga e braço direito de Oprah Winfrey - a ativista Amanda Nguyen, a produtora cinematográfica Kerianne Flynn e a antiga engenheira aeroespacial da NASA, Aisha Bowe, estiveram em órbita num dos foguetões da Blue Origin, que tem como principal concorrente a SpaceX de Elon Musk. Ora Musk é também o homem mais rico do mundo - e o único que surge na lista à frente de Jeff Bezos.
Um dos vídeos partilhados pela empresa mostra as seis mulheres a "flutuarem", com gravidade zero, enquanto riem, tiram fotografias, selfies e espreitam pela janela:
Apesar de Lauren Sanchez ter revelado de antemão que ia levar um aparelho que lhe foi entregue por uma associação de professores e alunos para recolher dados do espaço, a verdade é que, na essência, tudo não passou de uma viagem de turismo espacial e uma forma de Jeff Bezos de "desafiar" Elon Musk.
E, apesar do sucesso da viagem, a mesma está a ser fortemente criticada nas redes sociais e as seis participantes estão a ser acusadas de futilidade. A onda de revolta é de tal ordem que a Blue Origin acaba de remover os comentários negativos.
"Mulheres ricas e privilegiadas a fazerem coisas de pessoas ricas e privilegiadas enquanto o comum dos mortais trabalha para alimentar a família", "Isto é ridículo", "Que vergonha alheia", "Em vez de olharem lá para fora estão a tirar selfies" ou "Isto é vergonhoso para as astronautas do passado que quebraram barreiras" são alguns dos "mimos" que se podem ler.