'

Notícia

dor

Morreu Neno, o Julio Iglesias das balizas. O sempre sorridente futebolista tinha apenas 59 anos

Antigo guarda-redes de Benfica, Vitória e seleção nacional foi vitimado por doença súbita na Cidade Berço.
11 de junho de 2021 às 08:53
Neno: a vida do carismático guarda-redes e cantor vida em imagens
Neno, Cristiano Ronaldo
Neno
Neno com o seu ídolo Julio Iglesias, numa noite em que o cantor romântico deixou o guarda-redes acompanhá-lo ao palco. Foi a primeira fotografia colocada por Neno no seu perfil do Instagram, retratando um momento que para ele mantinha grande significado.
Julio Iglesias, Neno
Neno
Neno foi o convidado de Cristina Ferreira numa das edições do seu programa da SIC. Foi também convidado especial da apresentadora em 'A Tua Cara Não me é Estranha' em 2012.
Neno com Jorge Gabriel e Sónia Araújo, em ação solidária no programa 'Praça da Alegria'
Zinedine Zidane, Neno
Rui Patrício, Neno
Neno
Neno
Neno junto a uma camisola do Vitória Sport Club, emblema de Guimarães ao qual estava ligado há várias décadas, dentro e fora dos relvados.
Neno
Neno
Neno
Neno, Cristiano Ronaldo
Neno
Neno, Julio Iglesias
Julio Iglesias, Neno
Neno
Cristina Ferreira, Neno
Neno
Zinedine Zidane, Neno
Rui Patrício, Neno
Neno
Neno
Neno
Neno
Neno
Neno

Um ícone das balizas, que marcou as décadas de 80 e 90 do futebol nacional, Adelino Barros, conhecido como Neno, faleceu aos 59 anos esta quinta-feira, vítima de doença súbita. A morte deu-se em Guimarães, cidade onde representou o Vitória local, primeiro nos relvados e depois em vários cargos técnicos ou institucionais, tendo passado também na sua carreira por Benfica, Barreirense e Vitória de Setúbal.

No comunicado lançado pelo emblema vimaranense, o guarda-redes que representou por 9 vezes a seleção portuguesa é descrito como "carismático, afável e sempre disponível", assinalando que "Neno não foi apenas uma figura do Vitória, mas um ícone da cidade, conhecido de todos e que para todos tinha um gesto amigo e um sorriso verdadeiro." Já o Benfica destaca os três campeonatos, três taças e supertaça conquistadas pelo natural de Cabo Verde de águia ao peito e remata: "A memória de Neno estará sempre entre nós."

Fora das quatro linhas, destacava-se pelo seu amor pela música, o que lhe valeu a alcunha de ‘Julio Iglesias português’, artista que, aliás, imitou no programa da TVI, ‘A Tua Cara Não me é Estranha’, tendo atuado ao lado dele numa das visitas do cantor romântico aos palcos portugueses: "Entro e cantámos os dois. Foi uma noite memorável. Eu encontro pessoas na rua que ainda me falam disso. Cantámos essa música, eu e ele, e depois ele chama o António Sala e cantámos os três uma música que nem ensaiámos. Foi magnífico", contou Neno à Tribuna Expresso em 2020.

O humorista Rui Unas foi uma das personalidades que já reagiu: "Profundamente triste, maus amigos. Terça-feira troquei mensagens com ele aqui no Instagram. Convidei-o para vir ao ‘Maluco Beleza’ e ele aceitou prontamente… e hoje, acontece isto. Os meus mais profundos pêsames à família", afirmou o comediante. Deixa-nos assim uma figura incontornável do desporto português com um legado profissional e pessoal superlativo.

 

 

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever