
Morreu dia 15 de Dezembro o famoso tio de José Sócrates que foi suspeito de ter falado com o sobrinho em quatro milhões de euros em subornos com vista ao licenciamento das obras do Freeport e de em 2001 ter movimentado influências pessoais junto do sobrinho político, então ministro do Ambiente, para desbloquear o negócio do Outlet em Alcochete, a favor dos consultores Manuel Pedro e Charles Smith, ambos contratados pela multinacional irlandesa RJ McKinney.
Júlio Coelho Monteiro, meio-irmão de Maria Adelaide Carvalho Monteiro, de 87 anos, mãe do ex primeiro ministro José Sócrates, foi hoje, dia 21, cremado no centro funerário de Cascais depois de ter passado os seus últimos dias acamado e ao cuidado do filho, Nuno Miguel, irmão de Hugo Eduardo, o famoso primo de José Sócrates que se refugiou num templo budista na China quando o escândalo rebentou em Portugal, em Janeiro de 2009, e que anos depois se tornou "rei" do karaté e das lutas MMM em Macau.
PRIMO REGRESSA E ENTALA SÓCRATES QUE O TINHA OSTRACIZADO PUBLICAMENTE
O primo de José Sócrates regressou no final de 2009 a Portugal e em Janeiro de 2010 garantiu, em declarações ao DCIAP, que tinha recebido a autorização do primo primeiro ministro para usar a relação de parentesco que os une, numa reunião com o diretor de marketing do Freeport, Simon Jobling.
Sócrates cortou relações com o tio Júlio e os primos Hugo e Nuno durante uma conferência de imprensa que deu na Alfândega do Porto em Janeiro de 2009. "Não conheço esse primo, filho de meu tio", afirmou então, numa frase que se tornou anedótica, quando todas as provas e declarações dos familiares o envolviam no caso de suposto favorecimento e agilização na marcação de reuniões.
Durante semanas, a moradia de luxo do engenheiro Júlio Monteiro na Quinta da Bicuda foi cercada pela comunicação social e o tio materno de Sócrates, que agora deixa aos filhos uma fortuna em contas bancárias e prédios em Lisboa e Setúbal, chegou mesmo a prestar declarações polémicas no tribunal de Cascais. José Sócrates cortou relações com o tio e com os primos.