Qual é o maior vício de Marcelo Rebelo de Sousa? Acertou: gelados! Gelados são a perdição do Presidente da República, em particular os de uma casa muito especial: os Santini. Estas delícias, que durante muitos e muitos anos tinham "residência" na avenida Valbom, no coração de Cascais, paredes meias com a igualmente famosa livraria Galileu, fazem parte do quotidiano de Marcelo.
Era famosa a sua ida diária à geladaria para levar para casa - então, também em Cascais - a caixa de gelados "para a noite". Já na presidência, com a expansão da marca Santini e a abertura de lojas em vários pontos da grande Lisboa, incluindo Belém, o presidente chegou a ser filmado a ir comprar "o seu geladinho" da praxe, sem preconceitos. Não estivesse a geladaria, afinal, mesmo em frente ao "seu" palácio.
Ora, com as deslocações ao Algarve, atualmente a Monte Gordo, Marcelo não podia passar sem os seus sabores favoritos. Assim, desde que se mudou para o hotel Baía, um três estrelas em Monte Gordo, onde mantém quarto o ano inteiro - não vá ter vontade de dar um mergulho nas águas mais temperadas do Sotavento algarvio - o presidente quis que aquilo de que mais gosta não lhe faltasse na ementa do restaurante. E foi assim, sem exigências, mas com muita vontade, que os gelados Santini passaram a figurar a "lista de sobremesas".
Diz quem encontra por lá a maior figura de Estado português, que Marcelo gosta de se sentar numa mesa "de janela" junto ao passadiço da praia, onde se encontra o restaunte, e ali ficar a degustar os seus sabores preferidos. E são muitos, já que só de gelados há 5 opções à escolha na carta - além das misturas possíveis.
Há que explicar que Marcelo Rebelo de Sousa teve um cúmplice neste negócio de trazer os gelados para as suas férias em Monte Gordo: Sousa Cintra. É que o empresário e antigo presidente do Sporting é dono do hotel Baía, naquelas paragens e claro que tudo fez para mimar o seu Presidente. O mundo é mesmo uma "ervilha"... ou melhor, uma bola de gelado.