
Fernanda Serrano e Pedro Miguel Ramos deram o tudo por tudo pela reconciliação, mas o sonho de voltarem a ter uma família unida não resultou e, agora, os dois parecem ter seguido, de vez, caminhos opostos, com a revista Vidas deste sábado, 17 de maio, a dar conta que a atriz foi vista com o ex-namorado, Ricardo Pereira no Algarve. Um desfecho que vem provar aquilo que já se sentia nos últimos meses: que a união com o ex-marido não estava a resultar.
Foi há cerca de um ano e meio que os dois voltaram a revelar-se mais próximos. Estavam solteiros, depois do fim de ambos os namoros, e mostravam-se unidos em diversas ocasiões. Apesar de nunca terem confirmado a reconciliação, era inegável a proximidade, que devolvia aos filhos o sonho de ter os pais novamente juntos.
No entanto, de acordo com os mais próximos, houve sempre alguma resistência de Fernanda em assumir a reconciliação, o que se terá prendido com a forte convicção de que seria muito difícil ultrapassarem os problemas que, há cerca de quatro anos, levaram ao fim do longo casamento.
Ao abordar o assunto, na sua biografia, Fernanda explicou que a decisão de uma separação foi muito ponderada e que partiu de si.
"A determinada altura, houve uma dissociação de ideias, digamos assim. Uma desilusão grande que não culminou imediatamente numa rutura. Mas, como se costuma dizer, houve um dia em que me caiu a ficha. Houve uma desilusão maior, que, a juntar a outras menos significantes, me levou a colocar um ponto final na relação. Foi a gota d’água que fez transbordar o copo", pode ler-se na autobiografia.
No livro, a atriz dá ainda conta que Pedro Miguel Ramos não encarou de forma favorável a primeira conversa que teve sobre a separação. "Foi aos 40 anos que tive a primeira conversa sobre divórcio com o meu ex-marido. Uma conversa difícil em que disse o que pensava da nossa relação e que foi mal recebida pela outra parte. (...)Aos 40 anos, decidi que tinha chegado a altura de perceber o que é que queria do meu casamento dali para a frente. Isto é, se queria continuar a investir tendo já percebido qual era a realidade da minha relação. Só eu conseguiria tomar aquela decisão e tomei-a."
Fantasmas que terão continuado a atormentar a relação, que não vingou, apesar das múltiplas tentativas.