'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Drama

O lado negro da saúde mental de João Baião: "Não consigo perceber porque fico nervoso e ansioso"

A um dia de celebrar 60 anos e a dois de lançar a sua autobiografia, o ator e apresentador João Baião revelou ser um ser frágil, ansioso e que não consegue exteriorizar certos sentimentos. Ainda não conseguiu dizer a Diana Chaves o quanto ela é importante.
Por João Bénard Garcia | 07 de outubro de 2023 às 20:37
João Baião
João Baião
João Baião
João Baião
pub
João Baião
João Baião
João Baião
pub
João Baião
João Baião
João Baião
João Baião
João Baião
João Baião

Na véspera de celebrar 60 anos, a 8 de outubro, o ator e apresentador João Baião deu uma entrevista ao 'Alta Definição', na SIC, onde mostrou toda a sua fragilidade e que, afinal, não é o homem sempre alegre que não tem problemas. Tem, e muitos. Muitos medos, muita ansiedade e insegurança.

Mas nada melhor do que ler o que o próprio disse: "Ainda me escondo, tenho dificuldade em dizer que não estou bem. Protejo-me muito porque tenho medo de desiludir. Tenho às vezes dificuldade em olhar nos olhos das pessoas e dizer que não estou bem", declara, manifestando as suas fraquezas: "Eu estou frágil e às vezes precisava de um abraço qualquer. Sou um bocado fugidio e às vezes não digo às pessoas que gosto delas. Ainda não consigo ir ao fundo de mim e perceber porque fico nervoso, porque fico ansioso". 

VOMITA ANTES DO DOMINGÃO

João Baião confessa que não consegue perceber porque motivo sofre de tanta ansiedade e de como esta tem consequências físicas: "Subo ao palco ou vou para o 'Domingão' e fico com vómitos. Ainda não consegui dizer à Diana (Chaves, parceira na 'Casa Feliz', SIC, manhãs) a importância que ela tem na minha vida. Há uma barreira em mim que me bloqueia. A verbalização é mais difícil". 

Um dos problemas para João Baião, que dia 9 vai lançar a sua biografia e revelar algumas destas fragilidades, é que "quando as pessoas começam a adquirir a imagem de que sou sempre uma pessoa feliz, parto da ideia de que não vou mostrar o meu outro lado. As pessoas têm uma imagem de mim de que sou uma pessoa feliz e otimista", diz, salientando: "Não tenho que fingir nada. Eu sou como qualquer outra pessoa. Tenho os meus momentos de tristeza". 

O artista revela ainda que às vezes sente que não aproveita a vida por ser "muito ansioso" e querer fazer "todas as coisas bem" para não desiludir as pessoas que apostaram nele. "Acabo por no momento não saborear os momentos", remata.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável