'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

O mistério do desaparecimento da atriz e ativista trans Keyla Brasil

A ativista que obrigou a peça 'Tudo Sobre a Minha Mãe' a substituir ator "está em segurança", mas há perguntas por responder.
30 de janeiro de 2023 às 22:22
Keyla Brasil
Keyla Brasil Foto: Instagram

Keyla Brasil chamou atenção há pouco mais de uma semana quando subiu ao palco do teatro São Luiz em protesto para interromper a peça 'Tudo Sobre a Minha Mãe', acusando o ator André Patrício de ser "transfake". 

A acusação levou a associação Teatro de Vão a substituir o ator que estava no papel da personagem trans Lola na peça (ele interpreta outras três personagens) por Maria João Vaz, conhecida pela publicidade do pastor 'Tô Xim'.

E, enquanto isso, Keyla Brasil denunciou no seu Instagram que estava a receber ameaças de morte após o protesto, tendo por isso procurado isolamento "nas montanhas", disse num vídeo. Naquela página é possível ver alguns dos comentários xenófobos contra a atriz.

Na sexta-feira, 27, a hisória ganhou outros contornos. A Casa T Lisboa, que dá acolhimento a pessoas trans imigrantes, comunicou o desaparecimento da atriz e o facto de ter pedido ajuda às autoridades. Foram quase 72 horas sem contato com Keyla Brasil.

Keyla terá saído na sexta-feira à tarde de Tábua, arredores de Coimbra, alegadamente para apanhar um autocarro para Lisboa, noticiou o 'Expresso'. 

A notícia fez ruído nas redes sociais e na imprensa nacional, até esta segunda-feira, 30. "Keyla Brasil foi encontrada hoje e já está em segurança. Ela se manterá em recolhimento para que possa se recuperar de tudo o que está passando. Visando sua segurança, não compartilharemos mais informações sobre o caso até que ela mesma possa falar por si", disse a Casa T, sem acrescentar onde a atriz estava nem em que condições foi encontrada.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável