
Em Espanha, os principais especialistas em realeza descrevem a situação como cada vez mais tensa entre Felipe VI e Letizia, porém sem um fim à vista, uma vez que a rainha terá recusado a proposta que estava em cima da mesa para que no futuro ela e o marido se pudessem divorciar.
De acordo com a imprensa espanhola, entre muitas outras regalias, a proposta incluía uma pensão vitalícia de seis dígitos e duas casas, de verão e de inverno, no entanto, a rainha terá rejeitado a proposta, garantindo que prefere manter as coisas nos termos atuais e um casamento que se afirma ser meramente de fachada.
As renúncias de Letizia não agradarão a Felipe VI que está cansado das tensões e, acima de tudo, de replicar algo que tanto condenou: o casamento dos pais, Juan Carlos e Sofia, sempre envolto em polémicas e rumores de traição. No entanto, a rainha não estará disposta a perder a coroa, sendo que os dois, em conjunto com o Palácio, já terão estabelecido um acordo para que possam levar vidas independentes na intimidade, e quando não estão obrigados a seguir o protocolo real.
É por isso que, em Espanha, é sabido que em Zarzuela se encobrirão os encontros secretos tanto da rainha como de Felipe com pessoas especiais. Também nas últimas férias já terão levado vidas independentes, não tendo passado o habitual período em Palma de Maiorca. O facto de as filhas já serem crescidas faz com que os reis sintam mais liberdade para não ficarem presos a hábitos antigos que já não os farão felizes.