
A revista 'Sábado' publicou esta quinta-feira, 17, uma série de fotografias em que António Ponces de Carvalho posa com as estudantes de fato de banho, em piscinas, e em duas das quais aparece a pegá-las ao colo.
Questionado sobre as "férias" que passa com as finalistas do curso de Educação, António revela-se indignado.
"Qual é o problema? E não estão de férias, estão a fazer uma viagem de estudo. Bom, podemos começar aqui a discutir pedagogia, se quiser. Eu acho formativo, por exemplo, ir tomar banho com as alunas na praia da Coroa Vermelha. Sabe o que é? Devia informar-se. Foi a praia onde desembarcou o Álvares Cabral no Brasil e onde fez a primeira missa em solo americano, e o que digo às alunas é 'vocês, amanhã, quando explicarem aos vossos meninos onde chegou o Álvares Cabral ao Brasil, vão explicar com outra beleza'", justifica à 'Sábado'.
Noutro momento da entrevista, António Ponces de Carvalho revela que foi "professor do ensino oficial durante muitos anos" e nunca teve um aluno que lhe "fizesse assédio sexual". "A si?", é questionado pelo jornalista. "
Sobre a possibilidade de já ter convidado alguma estudante, responde furioso. "Nunca. Nenhuma, nunca estive com nenhuma aluna sozinho. Nunca. Nunca convidei nenhuma delas para nada. Olhos nos olhos, dou-lhe a minha palavra de honra. Acho um ultraje isso que está a dizer! Acho uma indignação! Quem é que acha que sou? Nunca toquei numa aluna. Nunca! Agora as pessoas podem dizer o que quiserem, mas venham dizer aqui à minha frente".
Mas não esconde as "brincadeiras" e "jogos" durante as viagens. "Fizemos várias vezes isso nas piscinas [pegá-las ao colo], desde jogar à Linda Falua, aquilo em que as pessoas vão em fila. Como já jogámos àb barra do lenço. Da outra vez jogámos polo aquático".