Rosinha é um nome incontornável da canção popular portuguesa. É uma artista muito acarinhada especialmente pela sua constante boa-disposição e rasgado sorriso estampado no rosto. Contudo, a cantora vive um drama pessoal devido a uma doença progressiva e incurável.
A artista assumiu os problemas de saúde no 'podcast' da 'Blitz', 'Posto Emissor'. Revelou que sofre de "uma doença degenerativa, progressiva" sem cura, que a obrigou a fazer quimioterapia durante cinco anos. "É não lhe dar a importância que ela acha que deve ter, basicamente. Nesta doença, a parte mais chata é a noite. O nosso corpo, segundo me explicaram, e tem toda a lógica, está ativo entre o nascer do sol e o pôr do sol, e entra em modo descanso no fim do dia. O corpo relaxa e aí as dores começam a estar mais ativas. O meu estilo de vida é simplesmente o contrário, então eu durmo até ao meio-dia e deito-me às cinco/seis da manhã", explicou Rosinha.
A cantora prosseguiu: "Não é assim muito confortável, mas eu não lhe dou muito importância. Às vezes dói, mas se eu lhe der importância vai doer mais”, acrescentou sempre entre sorrisos e algumas leves gargalhadas. A artista acabou por dizer que sofre de artrite reumatóide.
“É chato. É uma doença degenerativa, é progressiva, não tem cura, mas tenho aquelas 'injeçõezinhas' que damos na 'barriguinha', que fazem com que a sensação de dor não chegue ao cérebro, portanto, eu tendo a dor, não tenho conhecimento dela, o que é excelente. Nunca mais tive crises. Siga para a frente é o caminho”, concluiu Rosinha.