Há dias, Celso Lascasas, o fundador da marca de mobiliário e decoração LasKasas, foi notícia depois de publicar nas redes sociais um vídeo do seu "encontro" com Donald Trump, que se mostrava muito interessado em conhecer uma das lojas. No entanto, tudo não passou de uma brincadeira: um vídeo com recurso a inteligência artificial feito para obter likes e atenção.
E se alguém sabe como o conseguir é Celso Lascasas, que além de empresário de sucesso, é um verdadeiro influencer das redes sociais. Só no Instagram conta com mais de 266 mil seguidores, muito graças aos vídeos criativos que partilha e ao seu muito característico estilo 'sem papas na língua'. Essa frontalidade já lhe rendeu aliás alguns episódios de 'Extremamente Desagradável', de Joana Marques, onde foi visado.
Mas afinal, como é que o empresário nortenho construiu este seu império, que conta com lojas em Portugal, Madrid, Punta Cana e até no Qatar, e fatura anualmente mais de 35 milhões de euros?
Segundo entrevista que deu a um podcast do 'Expresso', Celso, que completa 52 anos este mês, é de uma família de origens humildes: natural de Paredes, no distrito do Porto, tem o sexto ano de escolaridade e aos 14 anos já trabalhava como aprendiz de marceneiro.
Fundou a LasKasas em 2004, mas no início não foi fácil; via-se mesmo obrigado a trabalhar sete dias por semana. "De segunda a sexta-feira trabalhava numa empresa que me pagava o salário, ao sábado fazia entregas de mobiliário e ao domingo abria a minha loja para vender”, relembrou.
Ao longo dos anos a sua perserverança e dedicação deram frutos: a marca continuou a crescer e a expandir-se, abrindo cada vez mais lojas por todo o país e no estrangeiro, foi responsável pela decoração e mobiliário do cenário do programa 'Cristina ComVida' - produzido e apresentado por Cristina Ferreira na TVI - e colabora com frequência com alguns dos mais mediáticos influencers das redes sociais, como por exemplo Bárbara Corby, que contratou a marca para decorar a sua casa com peças e design feitos à sua medida.
Na vida pessoal e profissional, Celso conta com o apoio fundamental da mulher, Diana Lascasas, como parceira de negócios, e é pai de dois filhos, Martim e Sofia. Há três anos, Celso cedeu a liderança executiva à mulher, atuando exclusivamente como presidente do grupo e Diana tornou-se CEO da Laskasas.