
"Não sei quem passou nem me interessa. Mas não havia necessidade daquilo". Foi assim que Luís Marques Mendes comentou a divulgação da imagem de João Rendeiro a ser detido no quarto de hotel onde se encontrava, em Durban, estância balnear na África do Sul, perto de Joanesburgo. O social democrata e comentador expressou a sua opinião sobre o assunto no Jornal da Noite da SIC, na noite de domingo, evocando o direiro à dignidade e ao respeiro que assiste qualquer cidadão.
A verdade é que, ao longo do fim-de-semana, a imagem de João Rendeiro em pijama, a ser surpreendido no momento em que avriu a porta do quarto às autoridades, na manhã de sábado, tornou-se viral nas redes sociais, não se sabendo quem passou para o exterior a mesma imagem.
Marques Mendes, na crónica semanal, aplaudiu o trabalho da Polícia Judiciária neste processo de detenção do ex-banqueiro em fuga - ao invés do que disse sobre a divugação da fotografia.
João Rendeiro começou a ser ouvido em tribunal na manhã de segunda-feira, na África do Sul.