
João Rendeiro estava em fuga à justiça desde setembro. Condenado pela justiça, o ex-banqueiro de 69 anos de idade, deixou Portugal e era alvo de dois mandados de captura internacional, um emitido pela Europol e outro da Interpol. Rendeiro foi detido este sábado, 11, pela Polícia Judiciária na África do Sul, um país com acordo de extradição. O a
De acordo com a Polícia Judiciária, João Rendeiro viveu em hotéis de cinco estrelas nos últimos meses e estava na África do Sul desde 18 de setembro. Na conferência de imprensa de sábado de manhã, o diretor da PJ, Luís Neves, referiu que o local habitual de João Rendeiro era South Southampton, a zona mais rica de Joanesburgo, mas "são conhecidas várias cidades onde andou a esconder".
Consultando um site de alojamento hoteleiro pode verificar-se que a unidade onde estava escondido João Rendeiro na madrugada em que foi detido tem os quartos divididos em quatro categorias: Executive, Superior, Unidade Familiar e suite Executive. Uma noite num quarto King Superior pode custar desde €216 com pequeno-almoço incluído.
"O Forest Manor está situado a apenas 5 minutos a pé da Praia La Lucia e a 10 minutos de carro do Usaka Sea World. O centro da cidade de Durban fica a 15 km de distância e o Aeroporto Internacional King Shaka está a 20 km da pousada", está descrito no site do hotel.
O ex-banqueiro João Rendeiro está detido na esquadra de polícia de North Durban, a cinco quilómetros do hotel onde foi intercetado, disse este domingo fonte das autoridades sul-africanas à agência Lusa.