
A polémica está instalada. Desde que foram apresentadas, houve três canções concorrentes à edição 2020 do Festival da Canção da RTP a reunirem as preferências do público: 'Pass-Partout', de Bárbara Tinoco, 'Rebellion', dos Blasted Mechanism, e ' Medo de Sentir', de Elisa.
Para trás, a longa distância, ficaram as restantes 13 concorrentes. Entre as três preferidas, a canção composta por Tiago Nacarato e interpretada por Bárbara Tinoco foi aquela que acumulou mais visualizações nas plataformas digitais Youtube e Spotify. Isto é, logo após a primeira semi-final 'Pass-Partout' foi a canção que reuniu maior favoritismo com cerca de 600 mil vizualizações no Youtube e cerca de 130 mil no Spotify. Atrás ficaram 'Rebellion', com quase 330 mil no Youtube e 38 mil no Spotify, e 'Medo de Sentir', com 223 mil no Youtube e 46 mil no Spotify.
A juntar a estes resultados, Bárbara Tinoco foi ainda a favorita de vários fóruns 'online' que foram tirando o pulso à preferência dos portugueses para a escolha da representante nacional em Roterdão, na Holanda, onde decorre o Festival da Eurovisão, em maio.
Se nas plataformas digitais, Bárbara Tinoco reuniu a preferência e o favoritismo, o mesmo não aconteceu com o júri nacional do Festival da RTP. Divididos por regiões do país, os elementos que avaliaram as interpretações da final que decorreu no Coliseu Comendador Roldão de Almeida, em Elvas, sábado, 7, apostaram forte em Filipe Sambado que recolheu maior número de votação máxima, distanciando-se rapidamente dos restantes concorrentes. Na pontuação do júri, Bárbara Tinoco foi completamente ignorada. Apenas a região do Alentejo deu os 12 pontos máximos à cantora de 'Pass-Partout' – a Madeira deu os 12 pontos à jovem madeirense Elisa.
No final, foi a votação do público que inverteu a votação do júri, acabando por dar a vitória a 'Medo de Sentir', da madeirense. Mas, a nota máxima do público foi, uma vez mais, para Bárbara Tinoco que acabou afastada de forma inglória.