
Numa altura em que a crise do novo coronavírus está a colocar em risco cada vez mais a quantidade de meios disponíveis, o comediante António Raminhos utilizou o seu Instagram pessoal para incentivar os seus fãs a ajudar hospitais, lares e outros serviços de saúde através de iniciativas com esse intuito.
Raminhos começou por exemplificar: "’Tablets’. Sabem porque é que os serviços nos hospitais, lares e outros precisam de ‘tablets’? Porque as pessoas internadas não veem os familiares há meses. Sei de pessoas que se despediram de familiares porque alguém arranjou um ‘tablet’", e prosseguiu apontando outros meios que estão a escassear, como toalhas, pratos e talheres descartáveis, roupa interior ou bancos.
O humorista explica que foi elaborada uma "lista atualizada do que falta no país", redirecionando os fãs para o sítio da Ordem dos Enfermeiros, para o qual colocou um ‘link’ na sua página de perfil, dizendo ainda que as recolhas estão a ser feitas pela iniciativa ‘Cama Solidária’ e pelo movimento ‘Socorrer a Linha da Frente’.
No final da publicação, Raminhos faz uma constatação sobre a realidade dos serviços de saúde portugueses: "O problema não é o Covid, é a falência do sistema. Estes problemas já existiam, agora estão a atingir um extremo em vários espaços. Ironicamente, a solidariedade do português é o que tem safado este país."