
Em entrevista a José Alberto Carvalho, na TVI, Tony Carreira veio justificar-se perante o público, depois de ser acusado de plágio de 11 canções pelo Ministério Público. Uma acusação que partiu de Nuno Rodrigues, proprietário da editora Companhia Nacional de Música, a quem acusa de querer "denegrir" a sua carreira e desta acção ser simplesmente "uma vingança".
"Estou a ser alvo de uma pessoa a quem já ganhei em tribunal. A Justiça deu-me razão. Esta pessoa publicou uma colectânea com canções minhas ‘Os Melhores Covers de Tony Carreira’, interpretado por Miguel Oliveira. Colocámos uma acção para os CD’s serem retirados do mercado, o que veio a acontecer. Este senhor está a tentar denegrir a minha imagem, É uma vingança", esclareceu Tony.
Tony Carreira vai mais longe e assume que errou. "Há 10 anos, por falta de experiência, errei. Inspirei-me em algumas músicas e há aqui canções que são parecidas". Um erro que, segundo o cantor, foi resolvido há cerca de 10 anos. "Há 10 anos encontrei-me com o publisher que representava estes autores para resolvermos isto. Gostaram tanto das versões que passámos a trabalhar juntos", justifica.
Tony continua a sua defesa mostrando as letras das canções em causa publicadas no sálbuns devidamente identificadas com os nomes dos autores e comnpositores originais. "Desde esse acordo passei a ser adaptador e não autor. São 30 anos de carreira, com 400 canções editadas. Estamos a falar de 5 canções."