
O alerta foi recebido pelas 15h32 desta quarta-feira, dia 13 de novembro, e mobilizou sete ambulâncias para a estrada Nacional 119, em Coruche. As informações iniciais davam conta que uma mulher tinha perdido o controlo da carrinha em que seguia, que capotou e colidiu com outras duas viaturas.
A gravidade do acidente fez com que todos os meios, inclusivamente um helicóptero do INEM, fossem enviados para o local, mas o rápido socorro não conseguiu evitar a tragédia: um bebé de dois meses não resistiria aos ferimentos e viria a falecer.
Só mais tarde se acabaria por saber, através de informações divulgadas por sites ligados ao toureio, que o menino era neto do antigo cavaleiro João Palha Ribeiro Telles. A mãe, Graça Ribeiro Telles, seguia com o bebé, de apenas dois meses, e as quatro filhas mais velhas numa carrinha de sete lugares quando se deu o acidente.
Até ao momento, não se sabe ao certo o que terá provocado o despiste, mas a gravidade era bem visível no aparato causado, que levou ao corte das estradas durante largas horas. Devido à gravidade dos ferimentos, uma das filhas de Graça Ribeiro Telles, que é casada com João Caldeira, antigo forcado do Grupo de Montemor, foi helitransportada, em estado crítico, para o Hospital de Santa Maria, onde permance. Já Graça, de 36 anos, e as restantes filhas foram levadas para os Hospitais de Santarém e Vila Franca de Xira com ferimentos graves.
Pais de duas gémeas, de seis anos, uma menina de sete e outra de nove, Graça e João Caldeira não escondiam a felicidade pela chegada de um menino à família. A tragédia deixa agora um vazio nas famílias, que acompanham com um sentimento de dor profunda a evolução do estado clínico de Graça e das restantes meninas.