
Juan Carlos, de 86 anos, tem uma saúde frágil. A cada mês que passa, aquele que já foi um dos reis mais amados e respeitados do país vizinho, dá mostras de grande debilidade física. Também a rainha emérita Sofia, de 85, esteve recentemente internada, mas o cateter que continuava colocado no seu pulso quando teve alta, foi o indício de que, afinal, a mãe do rei Felipe VI pode estar pior do que aquilo que o Palácio da Zarzuela fez saber.
É verdade que a idade mais avançada dos eméritos suscita grande preocupação e nunca se sabe quando pode ocorrer um desfecho mais trágico. Os próprios reis temem que isso possa acontecer a qualquer altura. Esse temor percebe-se através daquilo que Felipe e Letizia levaram consigo na viagem aos Países Baixos.
Avança a revista 'Semana' que na mala de viagem seguia uma muda de roupa muito incomum: um look completo de luto integral para Letizia e outro para Felipe. Esta é uma cautela nada habitual na Casa Real de Espanha. O mesmo não acontece com a britânica, pois sempre que um membro dos Windsor viaja leva consigo um coordenado para um possível luto.
Caso aconteça alguma tragédia, podem sair do avião já vestidos de preto. Este hábito foi agora copiado por Felipe e Letizia já que receiam que possa acontecer algo de pior com os reis eméritos, conforme já referimos.