'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

A difícil posição de Felipe VI com a mãe, a rainha emérita Sofia, que o deixa "em xeque"

O rei de Espanha tem conseguido equilibrar a sua imagem pública com o peso das funções que atribui à mãe para a manter envolvida e ativa na monarquia.
25 de janeiro de 2025 às 20:17
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia
pub
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia
sofia, rainha sofia

Desde que ascendeu ao trono espanhol, Felipe VI preocupa-se em manter a melhor imagem pública possível... mesmo que isso signifique distanciar-se de alguns familiares.

Foi o que aconteceu com o pai, o rei emérito Juan Carlos, cujas constantes polémicas têm destruído progressivamente a relação de pai e filho e com a irmã, a infanta Cristina, de quem Felipe se afastou por altura do caso de corrupção NOOS.

Contudo, quem se mantém numa espécie de "limbo" é a sua mãe, a rainha emérita Sofia. A monarca de 86 anos há muitos anos que se habituou às humilhações do marido, cujos inúmeros 'affairs' extraconjugais são sobejamente conhecidos, cortando relações com ele. Isto tornou-se mais fácil quando Juan Carlos procurou exílio em Abu Dhabi, onde vive atualmente.

Porém, Sofia, continua a querer estar próxima do resto da família e, acima de tudo, a querer apoiar o filho em tudo o que conseguir.

E é aqui que entra a 'diplomacia' de Felipe, que tenta balançar a sua própria imagem enquanto rei com o desejo de continuar a dar espaço e funções à mãe dentro da monarquia.

Até agora, o marido de Letizia tem conseguido encontrar este equilíbrio e Sofia continua a ter um papel importante na realeza espanhola. Embora sejam obviamente os reis que têm destaque na agenda, Sofia, de 86 anos, mantém-se ocupada e ativa graças à boa-vontade do seu filho.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável