'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas reais

A explicação que falta. Felipe VI e Letizia pressionados para explicar traição

A rainha Letizia "parece devastada" com escândalo das acusações de que foi infiel ao rei Felipe VI e não faltam pedidos de explicação.
28 de dezembro de 2023 às 15:31
Telma Ortiz, Jaime del burgo
Telma Ortiz, Jaime del burgo
Telma Ortiz, Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
pub
Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
pub
Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
Telma Ortiz, Jaime del burgo
Telma Ortiz, Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
Jaime del Burgo
Jaime del Burgo

A rainha Letizia e o rei Felipe VI deviam fazer uma declaração sobre as acusações de infidelidade no casamento. É o que defende a jornalista Pilar Eyre, especialista na casa real, que critica o facto de a imprensa espanhola estar a tentar silenciar as alegações de Jaime del Burgo, ex-cunhado da rainha, que diz ter tido uma relação extraconjugal com Letizia. 

"A ideia que eu tinha de Letizia na minha cabeça não é a de mulher que se comporta como Sofia. Quantas vezes a chamamos de a rainha feminista... Para Letizia, um casamento apenas de aparência, de fingimento, não lhe agrada", declarou Pilar Eyre em entrevista ao 'El Nacional'.

"Até à maioridade de Leonor, ela talvez tenha colocado o seu casamento à frente de tudo o resto. A partir de agora pode ser diferente. Ou realmente Felipe perdoou-a e eles têm um casamento que saiu fortalecido da crise", continuou.

Pilar acredita que as declarações de Jaime del Burgo deixaram Letizia "muito abalada". "Nos atos oficiais, ela sorri mecanicamente, parece devastada. E tem algo que é muito difícil de disfarçar: o olhar triste. Parece que passou muito tempo sem dormir". 

Para a jornalista e escritora, o rei e a rainha "deviam fazer algo, mas tem que ser algo muito significativo, não algo que tenhamos que interpretar entrelinhas".

"Eles devem fazer chegar aos cidadãos espanhóis algo como: 'Vamos continuar juntos. Somos uma grande equipa. Houve um momento de crise, como acontece em tantos casamentos, mas acima de tudo está o nosso compromisso'", defendeu.

A traição

Jaime del Burgo fez várias declarações recentemente sobre o alegado romance com a rainha Letizia. Começou por dizer a Jaime Peñafiel a natureza da relação com a rainha de Espanha, que o escritor publicou no seu novo livro. 

A primeira fase da "aventura", como é descrita por Jaime Peñafiel no livro 'Letizia y Yo', terá acabado na mesma altura em que Letizia conheceu o homem que ia mudar a sua vida, Felipe. Na altura, Jaime del Burgo diz que chegou a comprar um anel de noivado para pedir Letizia em casamento, o que nunca aconteceu por o romance da ex-jornalista com o então príncipe já estar em andamento. 

Depois destas primeiras revelações que constam no livro, Jaime del Burgo contou no X (antigo Twitter) a cronologia desta relação: "1) Relação amorosa, de 2002 a 2004; 2) Amigos e confidentes, de 2004 a 2010; 3) Relação amorosa, duradoura e continuada, 2010 e 2011; 4) Como cunhados, de 2012 a 2016". Uma alegação, portanto, de infidelidade da rainha Letizia, que casou com Felipe em 2004. 

Jaime garante que guardou as provas da relação com Letizia, "fotografias, vídeos, telemóveis e SMS", num cofre de um banco e que ele próprio está a escrever uma biografia desde que recebeu a notícia que está a começar a perder a memória.

Jaime del Burgo foi casado com a irmã de Letizia, Telma Ortiz, durante quatro anos. Antes disso, terá tido uma relação próxima também com o rei Felipe VI e foi uma das testemunhas do casamento de Letizia e Felipe.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável