
A princesa Märtha Louise, da Noruega, anunciou esta terça-feira que irá renunciar aos seus deveres enquanto membro da família real. Tanto o palácio, como a filha dos reis Harald V e Sonja – através de um vídeo – recorreram às redes sociais para comunicar a sua separação oficial da realeza, mantendo contudo o título de princesa.
"A princesa Märtha Louise quer contribuir para uma distinção mais clara entre as suas atividades e a ligação à família real. Por este motivo, a princesa renuncia aos seus deveres oficiais e não irá representar a família real", pode ler-se no comunicado do palácio real norueguês.
"O rei decidiu que a princesa vai manter o seu título, mas nem a princesa, nem o seu noivo, Durek Verrett, o poderão utilizar nas suas atividades comerciais. O rei e a rainha desejam agradecer à princesa Märtha Louise pelos importantes esforços que fez através do seu trabalho oficial ao longo de décadas", foi acrescentado.
A decisão de Märtha Louise de se afastar dos deveres reais aconteceu depois de esta ter confirmado o noivado com o xamã norte-americano Durek Verrett. Refira-se que o marido da princesa já causou polémica devido à sua defesa da medicina alternativa, inclusive durante o pico da era pandémica – no texto que publicou esta terça-feira, inclusive, referiu-se a este tema: "Eu tenho formação como fisioterapeuta e respeito a medicina convencional. Vejo a medicina alternativa como um importante suplemento à medicina convencional", escreveu.