
William tinha apenas 14 anos de idade quando fez uma promessa à mãe, a princesa Diana, que a deixou em lágrimas, um ano antes da sua morte. Segundo o 'Daily Mirror', o agora príncipe de Gales prometeu a Lady Di que lhe iria devolver os títulos reais, que ela perdera quando se divorciou do rei Carlos III, em 1996.
Aquando do divórcio, Diana perdeu o título de Sua Alteza Real por insistência de Carlos III e contra a vontade da rainha Isabel II. De acordo com o jornal britânico, a então monarca não se importava que Diana mantivesse o título, uma vez que era a mãe do futuro rei – William.
Sem o título, amigos e empregados deixaram de estar obrigados a fazer vénia à 'Princesa do Povo', como Diana ficou conhecida, e, pelo contrário, a ex-mulher de Carlos tinha de continuar a fazer vénia aos elementos da família real.
O mordomo e amigo de Diana, Paul Burrel, recorda a promessa de William no livro 'A Royal Duty'. "Não te preocupes, mamã, vou devolver-te [o título] um dia quando for rei", terá dito o jovem príncipe na altura. Ainda de acordo com Burrel, as palavras de William terão deixado a mãe a chorar.
A princesa de Gales morreu a 31 de agosto de 1997, na sequência de um trágico acidente de viação em Paris. O desastre que vitimou Diana aos 36 anos de idade, o namorado Dodi Al-Fayed e Henri Paul, o motorista do carro em que circulavam, a alta velocidade, perseguidos por paparazzi, continua a alimentar teorias de conspiração.