
Quem vê Felipe VI e Letizia em público não diz o quanto os reis estão, efetivamente, afastados. Mas os sinais que chegam da Zarzuela é que as duas principais figuras da monarquia espanhola já tiverem melhores dias. O casamento parece estar à beira da rutura, mas eles continuam a dar uma imagem de estabilidade e harmonia para o exterior.
Agora, sabe-se que o monarca tomou uma decisão que está a magoar Letizia. Felipe VI decidiu não continuar a pagar as despesas de três dos maiores aliados da mulher: a mãe, Paloma Rocasolano, ao pai, Jesús Ortiz, e ainda à irmã, Telma Ortiz. O rei já tinha ordenado que abandonassem o palácio - onde costumavam acomodar-se durante longas temporadas - e agora vai ainda mais longe.
Terá dito aos seus assessores que a Zarzuela deixa de pagar todas as despesas que sejam feitas pelos Rocasolano/Ortiz. Sabe que eles foram confidentes de Letizia e que até terão acobertado a tão falada relação extraconjugal da rainha com Jaime del Burgo.
Sente-se desiludido e enganado pela família da mulher. Foi esse sentimento que o levou a impedir-lhes a entrada regular na Zarzuela. E, agora, para os castigar ainda mais "fecha-lhes a torneira" do dinheiro e das mordomias. Letizia está, assim, cada vez mais isolada sem ter os "seus" por perto.