
Há coisas que magoam fundo! Que o diga a rainha Sofia de Espanha que nomeada 'Doctora Honoris Causa' na aula magna da Universidade de San Pablo, em Madrid, e não tinha uma única pessoa da sua família entre a assistência.
Nem o filho, o rei Felipe VI, nem a nora, a rainha Letizia, nem as suas duas filhas, as infantas Elena e Cristina, e nem sequer um dos seus oito netos. A presença do ainda marido, Juan Carlos, nem sequer é equacionada, já que o casal segue vidas separadas há muitos anos.
Foi com a tristeza a turvar-lhe o olhar que a rainha emérita recebeu este título. Gostaria de poder partilhar este momento tão especial com alguém que lhe fosse mais próximo, mas ninguém da família se mostrou com vontade ou com disponibilidade para lá estar a apoiá-la.
A indiferença dos filhos e dos netos dói-lhe em particular, pois considera que ao longo da sua vida hipotecou a sua felicidade pessoal - aguentou durante décadas um casamento fachada e as humilhações de ser uma mulher sistematicamente traída pelo marido - em prol da felicidade da família.
E por causa desta imensa mágoa e por se sentir profundamente desiludida com os seus familiares mais próximos que Sofia está a ponderar abandonar Espanha e viver os seus últimos dias na Grécia, país onde nasceu e onde ainda encontra alguma alegria.