
Rainha Letizia visitou recentemente a feira do livro permanente 'Cuesta de Moyano', em Madrid, que este ano celebrou o seu centenário. Neste evento, a rainha de Espanha relembrou os tempos em que era jornalista e não perdeu a oportunidade de se aproximar dos microfones. A mãe da princesa Leonor falou para o programa de rádio 'Hoy por hoy', da 'La Ser', onde conversou sobre alguns aspectos da sua vida até então desconhecidos.
Letizia esteve à conversa com Marta González Novo, apresentadora do programa 'Hoy por hoy', sobre o centenário da rádio e da Cadena Ser'(cadeia de rádio espanhola), que também celebra 100 anos no próximo mês.
A esposa de Felipe VI não hesitou em felicitá-los por este marco: "A verdade é que a rádio em Espanha acaba de completar 100 anos e no próximo mês celebra-se o primeiro centenário da Rádio Madrid, por isso parabéns a todas as pessoas que trabalham na Cadena Ser em Madrid, aos ouvintes também, e parabéns a um meio de comunicação como a rádio, que, naturalmente, nunca mostrou uma força e uma juventude tão invejáveis", começou por dizer a mulher de Felipe VI. Letizia confessou também aos microfones do referido programa de rádio que "há muitos milhões de espanhóis que não podem viver sem a rádio".
Letizia inclui-se nesses milhões de espanhóis, uma vez que, como a própria revelou, é a rádio que a acorda todas as manhãs: "De facto, não acordo com alarmes nem com bips. Abro os olhos com as vozes de pessoas muito amáveis que me dizem como vai a vida."
A mãe de Leonor aproveitou também para refletir sobre os tempos modernos: "Além disso, estava a pensar que, neste século, neste século XXI de arranque da Inteligência Artificial, dos algoritmos, das redes, dos ecrãs... Estar aqui hoje, na Cuesta de Moyano, a 9 de maio de 2025, a celebrar o livro, mas também a celebrar a rádio, é uma fantasia."
Depois desta confissão, a monarca usou o seu sentido de humor. "Se alguém me chamar velha, talvez tenha razão, mas eu estou sempre com a rádio e com o livro", assegurou.
Letizia sempre teve uma forte ligação à rádio. Embora tenha sido jornalista de televisão durante a sua carreira de jornalista, sempre esteve ligada à rádio. A sua avó Menchu Álvarez del Valle foi uma das jornalistas de rádio mais importantes do país e foi considerada uma das vozes mais populares da rádio asturiana na década de 1940. Para além disso, a ligação de Letizia à rádio vem também do seu pai, Jesús Ortiz, que teve uma longa carreira profissional em diferentes meios de comunicação social.