
O livro 'El amor de Penny Robinson' é o romance de Alfonso Guerrero, o ex-marido da rainha Letizia, que chega às livrarias durante o mês de março. Apesar de este ainda não estar disponível, são muitas as revelações sobre o casamento da antiga jornalista da televisão espanhola, que durou pouco mais de um ano mas que agora a está a atormentar perante a iminência da revelação de pormenores íntimos.
No livro, o autor aborda todos os acontecimentos que ocorreram após o dia 1 de novembro de 2003, data em que foi anunciado o noivado de Letizia Ortiz com o então príncipe das Astúrias. Segundo Alonso, nessa mesma data, deu-se a transformação de "um homem com uma vida sem sobressaltos para uma personagem mediática e perseguida pela imprensa".
"Por razões que não são relevantes, perdi a minha vida privada entre as dez e dez horas da noite de 12 de novembro, dia do meu aniversário. Digo que perdi, mas, na realidade, arrancaram-na com uma garra. Desde então, não voltei a negligenciar os lugares públicos, nem a contemplar os pores-do-sol sem separá-los por uma cortina de teatro. E tudo porque um estranho levou-me uma foto com um telemóvel, do outro lado da janela de uma vitrina", diz, no livro.
A partir do primeiro parágrafo, o livro constitui-se enquanto uma crítica feroz ao assédio mediático que tem vivido Alonso Guerrero, mostrando como lhe foi roubada a privacidade, e como este viu o seu próprio lixo ser revistado, o correio ser roubado, ou as ocasiões em que teve de se refugiar num quarto de hotel, por a sua casa já não ser um local seguro.
No livro, o professor de Línguas e Literatura recorre a duas personagens fictícias - Laura e Nené - que se baseiam apenas numa única pessoa: Letizia. A primeira, Laura é identificada como uma "mulher que, após o divórcio, é capaz de tudo". Nené, por sua vez, é para Alonso a mulher da sua vida, e que este descreve como uma "obsessão absoluta". No mesmo romance é abordada a questão da existência de fotografias que implicam a nudez das personagens, e possivelmente de Letizia, que estão na posse do próprio Alonso. "Eu estava apaixonado pelo seu bronzeado na época, então tirei uma fotografia", escreve no livro.
No mesmo romance é abordada a questão da existência de fotografias que implicam a nudez das personagens, e possivelmente de Letizia, que estão na posse do próprio Alonso. "Eu estava apaixonado pelo seu bronzeado na época, então tirei uma fotografia", escreve no livro.
A história termina de uma forma surpreendente em que a última frase - "Este não é o ex-marido da princesa"? -, dá certezas ao leitor de que aquele romance, apesar de se basear em personagens fictícias, é nada mais nada menos, que um retrato da realidade.
Recorde-se que Alonso recusou durante anos várias propostas bilionárias para contar pormenores da vida privada do casal, antes de Letizia casar com o atual rei de Espanha. Anos mais tarde, o espanhol que é casado de novo com uma também professora do ensino secundário, quebrou o pacto de silêncio com que ate então tinha lidado nos seus últimos e decidiu escrever um livro revelador.