
A rainha emérita Sofia está internada numa suíte VIP da clínica Ruber Internacional, em Madrid, para tratar de uma situação emergencial, uma infeção urinária.
O hospital dispõe de 108 quartos individuais e 15 suítes, e é numa destas suítes inauguradas em 1984 que a mãe do rei Felipe VI faz os tratamentos e recupera. Tal como se pode ver nas imagens disponibilizadas pelo hospital, os quartos privados contam com vastas áreas para receber as visitas, e dispõe de muita iluminação natural e conforto.
Alguns dos quartos também têm terraço e acesso a um jardim, para ajudar os pacientes a descansar ao ar livre. A clínica Ruber Internacional já foi escolhida por outras figuras conhecidas, como o escritor Mario Vargas Llosa, que em 2018 ficou internado numa dessas suites depois de uma queda.
As instalações de referência no centro de Madrid estão longe das de um hospital mais recente, e que pertence ao mesmo grupo, favorito do marido da rainha Sofia, o rei emérito Juan Carlos.
O pai de Felipe VI sempre preferiu outros confortos e quando precisou ser submetido a uma cirurgia de urgência ao coração em 2019, o seu último ano a viver em Espanha, preferiu as instalações do o Hospital Universitário Quirón de Pozuelo, em Madrid, inaugurado em 2006.
Segundo a 'Vanity Fair', na altura ex-monarca pediu uma "grande" televisão para o seu quarto, com o pacote Movistar que inclui todos os canais, incluindo o futebol, para complementar as ofertas que o hospital dava.
Dos 133 quartos individuais, 57 são suítes exteriores para que o paciente e os visitantes tenham total privacidade. Os espaços mais exclusivos são quatro suítes VIP de 55 metros quadrados, divididos entre o quarto do paciente, uma sala e duas casas de banho.
O hospital de Madrid escolhido por Juan Carlos e outros famosos permite acesso restrito pela garagem, oferece menus exclusivos aos pacientes e serviços extras de segurança e secretários.