
Beyoncé revelou que lida desde a infância com psoríase no couro cabeludo, uma condição que a obrigou a passar por uma longa jornada de adaptação.
"Tenho muitas lembranças ligadas aos meus cabelos. A relação que temos com os nossos cabelos é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até o meu pai aplicar óleo no couro cabeludo para tratar a minha psoríase - esses momentos foram sagrados para mim", revelou a cantora de 42 anos em entrevista à revista 'Essence'.
Beyoncé ainda recordou o corte radical que fez aos cabelos em 2013. "Não foi uma escolha estética, mas foi uma grande transformação emocional e metamorfose".
"Cortar os meus cabelos foi uma rebelião contra ser essa mulher que a sociedade pensa que eu deveria ser", confessou.
A psoríase é uma doença auto-imune crónica inflamatória não contagiosa, mas é estigmatizante. Pacientes podem sofrer depressão. De acordo com a Associação Portuguesa de Psoríase, a doença afeta 1% a 3% da população mundial e a que afeta o couro cabelo é a forma mais comum. Caracteriza-se por lesões que vão para além da linha do cabelo, atingindo a face, o pescoço e regiões retroauriculares.