
Em 2009, Felipe VI e Letizia receberam uma inesperada herança de 10 milhões de euros de um empresário espanhol chamado Juan Ignacio Balada.
Aos 8 netos dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia, Balada deixou a sua mansão de 555 metros quadrados que, na altura se encontrava inabitável mas que foi entretanto reabilitada.
A publicação 'Semana' revela que o município de Menorca onde a casa se situa já tentou que a mesma fosse transformada num centro de dia para idosos, mas que a família real não o autorizou.
Felipe VI estará à espera que a filha mais nova, a infanta Sofia, complete 18 anos, o que irá acontecer no próximo ano. Quando os 8 primos forem todos maiores de idade, deverão então decidir o destino da mansão. Resta saber se chegarão a um consenso ou se será o início de uma dor de cabeça para a família real espanhola.
Também não são claros os motivos que levaram Juan Ignacio Balada a deixar 50% da sua fortuna aos reis de Espanha, que são multimilionários e donos de muitas propriedades por toda a Espanha. Num ato de soliedariedade e bom senso, Felipe VI e Letizia anunciaram, um ano após a morte de Balada, que a sua parte seria doada à Fundação Hesperia.