Um encontro musical que transcende fronteiras geográficas e estilos musicais marcou este domingo, 30 de novembro, a Cidade do Rio de Janeiro. A cantora catalã Rosalía, apresentou o seu novo álbum, 'Lux', num evento exclusivo e privado, aos pés do Cristo Redentor. Mas o ponto alto dessa apresentação haveria de ser a presença da portuguesa Carminho, que Rosalía chamou ao palco para junto de si. O novo trabalho da espanhola conta com a colaboração da fadista portuguesa no tema 'Memória'.
Aos pés do Cristo Redentor ouviu-se 'Memória' mas não foi interpretado ao vivo pela fadista Carminho, que estava na Cidade Maravilhosa para um concerto que fez parte do Festival Fado do Rio de Janeiro. A portuguesa tinha atuado no dia 23 de novembro, perante uma plateia de luxo, com a presença de alguns vultos da cultura brasileira, como Caetano Veloso, Fernanda Montenegro ou Marisa Monte.
A canção 'Memória', que junta as duas cantoras, é um dos pontos de destaque do novo trabalho de Rosalía. A faixa marca a estreia da artista espanhola a cantar em português num álbum seu. Embora o dueto ao vivo não tenha ocorrido no Rio, a colaboração é o culminar de uma admiração mútua. Carminho revelou anteriormente que a iniciativa da parceria partiu dela, ao convidar Rosalía para o seu próprio projeto, mas a artista espanhola acabou por querer a canção para o seu álbum. “Ofereci-lhe uma canção para ela cantar no meu disco. Convidei-a para cantar no meu disco, e ela quis ficar com a canção para o disco dela”.