
Kate e Gerry McCann levaram queixa contra a Justiça portuguesa ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Decisão foi conhecida na manhã desta terça-feira.
Os pais de Maddie McCann perderam o caso no tribunal sediado em Estrasburgo, França, relativamente à queixa apresentada contra Portugal. Em causa estava a queixa contra a Justiça portuguesa por ter absolvido Gonçalo Amaral de indemnizar os pais da menina britânica - que desapareceu na praia da Luz, Lagos, em maio de 2007 - na sequência de declarações feitas pelo antigo inspetor da Polícia Judiciária num livro e num programa de televisão.
Para Kate e Gerry McCann, as alegações do líder da investigação ao desaparecimento da filha, então com 3 anos de idade, representaram uma violação do seu direito ao respeito pela vida privada e o direito à presunção de inocência. Porém, o TEDH considerou que a Justiça portuguesa procedeu corretamente ao ilibar Gonçalo Amaral.