'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Hollywood

Como Tom Cruise, de 62 anos, desafiou a morte duas vezes para gravar o novo 'Missão Impossível'

Apesar da idade "mais avançada", o ator fez questão de prescindir de duplos em dois momentos particularmente perigosos.
Por FLASH! | 27 de maio de 2025 às 15:33
Como Tom Cruise, de 62 anos, desafiou a morte duas vezes para gravar o novo 'Missão Impossível'
Tom Cruise
Tom Cruise
Tom Cruise
pub
Tom Cruise
Tom Cruise
Tom Cruise
Tom Cruise
Tom Cruise
Tom Cruise
Tom Cruise

Obcecado por protagonizar as suas próprias cenas no cinema e ainda mais obcecado pela perfeição, Tom Cruise, de 62 anos, já dispensou vários duplos em algumas das cenas mais perigosas que protagonizou ao longo da  carreira.

E, no mais recente filme 'Missão Impossível - O Acerto Final' - o oitavo da saga - o ator voltou a desafiar a morte... por duas vezes: uma no ar e outra dentro de água.  

Um das cenas mais arriscadas da nova produção é quando Tom Cruise fica pendurado de fora de um avião, agarrado à asa de um biplano Boeing Stearman, com o vento a bater-lhe a uma velocidade de 225 Km/h.

"Quando se sai da cabine do avião, é como pisar a superfície de outro planeta. Não se consegue respirar", explicou já, a propósito, o realizador Christopher McQuarrie.

"Tom esforçou-se tanto e ficou tão fisicamente exausto que não conseguiu levantar-se da asa. Ele estava deitado na asa, com os braços pendurados para a frente. Não conseguíamos dizer se ele estava consciente ou não... Observámo-lo enquanto se levantava e colocava a cabeça na cabine para repor o oxigênio no corpo e então subir para a cabine e pousar o avião em segurança. Ninguém no planeta consegue fazer isto, exceto Tom Cruise", acrescentou. 

A outra cena em que o ator norte-americano desafiou as probabilidades de sobrevivência foi debaixo de água.

Cruise teve de vestir um fato de mergulho que pesava pouco menos do que o seu peso e teve de nadar às cegas. Em entrevista ao 'The Tonight Show', o próprio explicou que entre as  dificuldades da cena esteve o facto de não conseguir ver nada devido às luzes subaquáticas e do traje de mergulho molhado pesar cerca de 57 quilos.

Mas o mais grave é que teve de inspirar o seu próprio dióxido de carbono durante as filmagens por causa das limitações do equipamento.  Cruise teve de treinar num tanque de água de 8,5 milhões de litros e chegou a sofrer de hipóxia (quantidade insuficiente de oxigênio no organismo).

"Tive de respirar o meu próprio dióxido de carbono. Ele acumula-se no corpo e afeta os músculos. Mas temos que superar tudo isto", disse Tom Cruise em entrevista à 'Empire'.

O historial de mazelas do ator em 'Missão Impossível' já é extenso. Ao longo da saga, o ator já partiu um tornozelo, fraturou várias costelas e lesionou um ombro. Alguns especialista garantem que ele já enfrentou a morte oito vezes. 

Mas claro que nada disto foi feito de borla. Neste último 'Missão Impossível - O Acerto Final', Tom Cruise meteu ao bolso qualquer coisa como 21 milhões de euros. A isto somam-se mais dez por cento da receita do filme. Fazendo umas contas mais alargadas, nos últimos 30 anos, o ator terá ganho cerca de 338 milhões de euros com os filmes 'Missão Impossível'.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável