
Tom Cruise apareceu, esta semana, na passadeira vermelha do Festival de Cinema de Cannes, e o sorriso aberto e ar fresco levaram muita gente a perguntar o mesmo: este homem tem mesmo 62 anos? Para a estrela de Hollywood, a sua imagem parece ter parado numa espécie de cápsula do tempo que faz com que, tantos anos depois, continue a ser protagonista dos mesmos filmes - está prestes a estrear o último da saga 'Missão Impossível - e cultive uma aura de mistério que eleva o seu estatuto a um eterno galã, que muitos têm curiosidade em tentar perceber. É que, a par disso, Tom Cruise só gosta da exposição até determinada medida, raramente o vemos dar entrevistas e é difícil convencê-lo a ir a uma grande gala - em 2023, por exemplo, falhou os Óscares só porque não queria estar no mesmo espaço que a mesma mulher, Nicole Kidman.
A par disso, são as novelas da sua vida privada que tornam a narrativa tão interessante para os fãs. Em primeiro lugar, Tom Cruise é um galã e os seus romances mediáticos foram acompanhados quase com um saco de pipocas ao lado.
O primeiro e um dos mais marcantes romances foi com Nicole Kidman. Os dois passaram rapidamente a ser um dos casais mais adorados de Hollywood, numa história que respirava milhões e que fazia sonhar. Por amor, a atriz começou até a ser seguidora da Cientologia - religião da qual Cruise é um dos principais rostos - mas saiu ainda antes de o casamento ter chegado ao fim, em 2001, de forma tão intensa como começou. Pouco depois, o galã assumia um novo romance ao lado de Penélope Cruz, enquanto Nicole preparava a derradeira chapada de luva branca, entregando-se ao trabalho como forma de superar o desgosto, protagonizando alguns dos maiores êxitos da sua carreira como 'Moulin Rouge'.
Os dois filhos, adotivos, escolheram então ficar a viver com o pai e Nicole Kidman confessa que atravessou um período pessoal difícil até se reequilibrar. Sobre o que correu mal com Tom Cruise, nem uma palavra disse, mas que correu é inegável, não havendo, 25 anos depois, espaço para uma mínima amizade ou cordialidade na relação.
O AMOR POR KATIE HOLMES
Penélope seria um fogo de curta duração na vida de Tom Cruise, que se voltaria a apaixonar, desta vez numa história de amor com Katie Holmes, que ganhava um novo fôlego com a chegada da primeira filha em comum, Suri, uma autêntica bonequinha, que compunha o quadro de família perfeita.
Só que não era. Para lá do que as imagens mostravam, Katie Holmes garantiria, mais tarde, viver num verdadeiro inferno devido à Cientologia.
Katie Holmes começou a não reconhecer no marido a pessoa com quem se tinha casado e quis fugir daquele pesadelo. Mudou-se, então, para Nova Iorque de forma a começar a preparar o divórcio, ajudada pelo pai, um conhecido advogado. Como em Los Angeles, onde viviam, não era possível conseguir a guarda total da filha, a mudança de estado era urgente.
Durante o processo de divórcio, fontes garantiam que Katie Holmes se sentia aprisionada na própria casa, que Cruise controlava todos os passos da sua vida e que até na sua carreira não era livre, uma vez que nem podia aceitar papéis que envolvessem cenas ousadas.
No processo de divórcio, ficou estipulado que Suri estaria a tempo inteiro a cargo da mãe, mas a verdade é que o pai também nunca mais a procurou, e tudo porque esta deixou de ser educada de acordo com os princípios da Cientologia.
Desde o divórcio que Suri - agora já maior de idade - nunca recebeu uma chamada, tentativa de contacto ou qualquer gesto demonstrativo de afeto por parte do pai.
A razão apontada foi sempre a mesma. Na altura, a conhecida estrela de Hollywood já estava cada vez mais embrenhada na Cientologia, e o facto de nem a ex-mulher nem a filha professarem da mesma religião ditou o afastamento, que culminou num corte total que se estendeu até aos dias que correm.
Suri viveu o abandono paternal com uma imensa mágoa e nem as tentativas de Katie Holmes conseguiram colmatar esse vazio imenso. "A Suri já não conhece o pai e não passa qualquer tempo com ele há uma década. Ela não vê os seus filmes e ele não tem qualquer papel na vida dela", contou uma fonte ao 'Daily Mail', adiantando que a rapariga rejeita tudo o que tenha a ver com Tom Cruise.
O corte estende-se até aos detalhes mais básicos, com Suri a não usar publicamente o apelido do pai.
Tom Cruise nunca falou publicamente sobre o assunto, até porque blinda a vida privada a sete chaves. O que se vai sabendo é através das fotografias que vão surgindo em público, e que revelam que, atualmente, o ator mantém um relacionamento amoroso com a atriz Ana de Armas, de 37 anos.