
O rei Carlos III despediu-se pela última vez da sua mãe e antecessora no trono, Isabel II, nas cerimónias fúnebres desta segunda-feira, dia 19 de setembro, e não deixou de endereçar uma mensagem especial, que foi colocada no topo do caixão.
"Em memória amorosa e devota, Carlos R", podia ler-se no cartão branco que foi colocado junto ao arranjo floral escolhido pelo próprio monarca a partir de flores que se encontravam nas três residências reais. A letra R significa ‘Rex’, rei, ou ‘Regina’, rainha, em latim, sendo que também fora usado nas assinaturas feitas por Isabel II.
Refira-se que Carlos III, que não escondeu a emoção durante o funeral, já havia, no dia anterior, redigido uma mensagem, que fora depois partilhada pelo Palácio de Buckingham, para agradecer a todos os que o apoiaram após o falecimento de Isabel II: "Nos últimos 10 dias, a minha mulher e eu ficámos comovidos com as muitas mensagens de condolências e apoio que recebemos deste país e pelo mundo fora. Em Londres, Edimburgo, Hillsborough e Cardiff, ficámos emocionados pelos que usaram o seu tempo para prestar respeito ao serviço da minha querida mãe, a falecida rainha", afirmou.