
Os oito netos de Isabel II uniram-se este sábado, 17, em Westminster para um momento raro, a primeira vez que os netos de um monarca fazem uma vigília ao caixão. Os príncipes Wiliam e Harry guiaram os primos na caminhada até ao caixão da antiga monarca. Instantes depois os filhos do rei Carlos III tomaram os lugares em pontas em opostas enquanto Beatrice, Eugenie, Louise, Zara, James e Peter Phillips posicionaram-se ao lado da urna por quase 15 minutos.
Em silêncio e com expressões sérias, pouco se viu dos rostos de William e Harry, que fizeram questão de esconder a tristeza por traz do chapéu.
De acordo com a 'BBC', foi o próprio rei Carlos III quem pediu para Harry voltar a vestir o uniforme militar, que ele usou pela última vez em 2020, ao contrário do que foi inicialmente noticiado - de que Harry teria pedido autorização.
O duque de Sussex tem surgido vestido a civil nos últimos eventos de homenagem à avó, mas, nesta primeira cerimónia em que os netos puderam fazer a vigília a um monarca, Harry voltou a estar quase em paridade com o irmão.
Ao contrário do início da cerimónia em que os dois irmãos estavam juntos, Harry um passo atrás de William, no final, o agora príncipe de Gales guiou os primos, enquanto Harry foi o último a deixar o local.
Isabel II morreu no passado 8 de setembro. O funeral deverá acontecer na segunda-feira, 19, pela manhã.