
Diz-se que a rainha Letizia nunca promoveu o contacto das filhas com os avós paternos, os reis eméritos Juan Carlos e Sofia. Pelo conrário, a mulher de Felipe VI sempre tentou afastar a princesa Leonor e a infanta Sofia dos Borbón. Terá "feito a cabeça" das jovens contra esse lado da família.
Assim, não é de estranhar que Leonor e Sofia se mostrem muito mais próximas da avó materna, Paloma Rocasolano com quem privaram desde o nascimento até há poucos meses, quando o rei decidiu correr com a sogra do Palácio da Zarzuela. Ainda assim, as duas jovens estão muito mais próximas dos Ortiz/Rocasolano.
A princesa Leonor e a infanta Sofia só se "misturam" com os avós, tias e primos paternos quando o protocolo o exige e não têm qualquer outra saída. Ainda assim, a rainha emérita sonha em conseguir uma maior união familiar. O seu grande desejo é conseguir reunir os seus oitos netos no Palácio Marivent, em Palma de Maiorca, durante as férias de verão.
Até aqui, sempre teve a oposição de Letizia a essa reunião familiar. Mas agora que a nora perdeu imenso poder e influência na Zarzuela, a rainha Sofia acreditou que este verão iria finalmente concretizar esse seu sonho. Mas parece que a princesa Leonor já terá avisado a avó que não conte com ela. Segundo a revista 'Lecturas', a princesa das Astúrias pensa passar uns dias de férias com os pais e o restante tempo sairá com um grupo de amigos. É, por isso, muito pouco provável que ponha os pés em Palma.
A rainha emérita sofre com esta atitude fria e distante da neta. As desilusões sucedem-se para a mãe de Felipe VI que se mostra incapaz de travar este distanciamento cada vez mais visível com a princesa Leonor e a infanta Sofia.