
Letizia está a viver o seu 'annus horribilis'. Nem nos seus piores pensamentos, a mulher de Felipe VI imaginou estar a viver o que está a passar com este imenso escândalo provocado pelo ex-cunhado e suposto ex-amante, Jaime del Burgo. Ele afiança que vai apresentar provas de que a rainha foi infiel ao marido.
É evidente que perante tudo isto, Letizia perde força. Mas não só perante a opinião pública. Também dentro de portas, a ex-jornalista deixa de ter tanto poder. A sua palavra já não é tão respeitada e a sua postura - tão castigadora para com os outros, especialmente para com os erros dos Borbón - acaba por já não ser considerada.
A rainha emérita é uma das que está a ganhar vantagens perante a desgraça que se abateu sobre a nora. Esta, que queria afastar Sofia do Palácio da Zazuela e tirar-lhe qualquer papel, por mais secundário que fosse, na hierarquia da coroa, está agora em desvantagem. A mãe de Felipe VI já disse que agora quem vai determinar a sua saída de cena será ela própria e já não aceita ordens de Letizia nem de Felipe.
A grega já fez saber que será ela agora a decidir a hora para começar a usufruir da sua reforma de luxo. Sendo a coroa a única coisa que ainda lhe dá ânimo, a emérita considera que ainda tem coisas que pode dar ao país e à monarquia.