'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Quem lucra com a queda da rainha? Letizia pode estar a ser vítima de uma feia e desonrosa conspiração

A mulher de Felipe está envolvida num escândalo que pode acabar com o seu casamento e com a sua imagem impoluta. Acusada de ter vivido uma relação com o ex-cunhado e, assim, de ter traído o marido, a antiga jornalista está a ser atirada para a fogueira do maldizer. Podemos estar perante a queda em desgraça de uma mulher, de uma mãe e de rainha que apenas quis salvar a monarquia em Espanha. E já agora, qual a razão do silêncio dos jornais e revistas do país vizinho?
14 de dezembro de 2023 às 23:09
Felipe VI e Letizia. A primeira viagem como reis a Portugal.jpg
pub
pub
pub
pub
pub
pub

‘Letizia y Yo’ é o livro de Jaime Peñafiel que está a dar muito que falar, e não apenas em Espanha. Uma obra que está a ser um sucesso de vendas no país vizinho, pois esta obra prometia desvendar o "passado oculto" da rainha e desafiava os leitores a descobrirem "os segredos" da mulher do rei Felipe VI. Como quem não quer a coisa, no texto de promoção do livro é ainda lançado um repto aos espanhóis perguntando se estes conhecem realmente a rainha consorte para além dos seus looks e da sua "boa oratória". Além disso, o autor propõe-se a revelar se há "mesmo uma história de amor" entre os reis e "que decisões e ações ocultas sacudiram o núcleo da monarquia".

Como se pode ver temas tão quentes que só por si justificam a corrida às livrarias. Mas o que já se sabe é que Jaime Peñafiel tinha uma bomba bem guardada neste seu novo livro. É nestas páginas que o jornalista e especialista em assuntos da realeza garante que a rainha teve um caso com Jaime del Burgo, o homem que antes de casar com Telma Ortiz – irmã de Letizia – viveu um romance apaixonado com aquela que mais tarde veio a casar com o príncipe herdeiro do trono de Espanha.

O EX-CUNHADO, JAIME DEL BURGO

Este é sem dúvida o maior dos escândalos que alguma vez manchou o casamento de Letizia e Felipe VI. Atenta contra a honra da rainha. Honra essa que o próprio ex-cunhado vem destruir com duas partilhas recentes na rede social X – antigo Twitter – mas que, entretanto, já apagou. Numa dessas partilhas o empresário dava a cronologia da relação amorosa com a ex-cunhada: "A relação amorosa durou entre 2002 e 2004". Esclarece ainda: "Amigos e confidentes, de 2004 a 2010; Relação amorosa, duradoura e continuada, 2010 e 2011; como cunhados, 2012 a 2016". Del Burgo publicou ainda uma fotografia antiga da antiga jornalista da TVE que pertencerá ao seu álbum pessoal e que lhe terá sido enviada via telemóvel pela rainha.

A carregar o vídeo ...
Felipe dá 'bronca' a Letizia em cerimónia oficial. Ficou tudo registado em vídeo

Como legenda, Letizia terá escrito: "Amor. Uso a tua pashmina. É como sentir-te a meu lado. Cuida-me. Protege-me. Conto as horas para voltar a ver-nos. Amar-te. Sair daqui. Tua." Nessa imagem, vê-se uma sorridente Letizia no interior de uma casa-de-banho, a fazer uma selfie com o seu telemóvel com a ajuda do espelho. De facto, aquela que é hoje a mulher do rei de Felipe está embrulhada numa pashmina de cor escura. Diz-se agora que nessa fotografia estaria grávida. Portanto, a ser verdade essa gravidez só pode ser anterior ao casamento com Felipe, uma vez que a princesa Leonor nasceu em 2005 e a infanta Sofia em 2007. Datas que Jaime del Burgo identifica como o período em que ele e Letizia eram apenas "amigos e confidentes".

HÁ AQUI DEDO DE JUAN CARLOS?

Mas agora que a "bomba" foi lançada e que a rainha – embora continue a cumprir a sua agenda oficial e apareça como se nada tivesse acontecido – estará verdadeiramente destroçada com todas as suspeitas lançadas e tudo o que foi dito sobre o seu passado, há quem olhe para Jaime Peñafiel, o autor do polémico livro, e não esqueça que o jornalista é um dos melhores amigos de Juan Carlos, o rei emérito e sogro de Letizia. É sabido que o Borbón nunca gostou da mulher que o seu único filho escolheu para casar. Fez de tudo para impedir o casamento e sempre tratou a jornalista como ‘persona non grata’ no Palácio da Zarzuela. Mais, não escondia de ninguém o quanto odiava a nora e até se referia a ela de forma depreciativa como a "neta do taxista". 

Até que ponto este livro não é um conluio contra a rainha? Estará a mulher de Felipe VI a ser vítima de uma conspiração? Estará Juan Carlos a vingar-se da nora? Ela que foi a mentora do seu exílio forçado. Ela que afastou toda a família do marido do Palácio da Zarzuela? Ela que não quer que as filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, e até o marido tenham um convívio assíduo com todos os Borbon. Ela que ele vê como a responsável por todos os males que tem acontecido a ele, às filhas, as infantas Elena e Cristina, e até aos netos. E, por fim, ela que faz o seu filho parecer um "pau mandado" nas suas mãos. É tudo isto que Juan Carlos pensa da nora.

REI EMÉRITO EM JÚBILO 

Pilar del Eyre, jornalista, escritora e especialista em assuntos da realeza, por sua vez, vem esta semana na revista ‘Lecturas’, garantir que o pai de Felipe VI "não cabe em si de felicidade" por toda a desgraça que está a cair sobre Letizia. Estará em júbilo por ver a mulher que sempre lhe apontou o dedo pelas infidelidades "foi arrastada para a lama e prova agora do mesmo remédio amargo que ele: a humilhação pública". Todo este escândalo que está a sujar a imagem de Letizia é um presente para o emérito que está a preparar uma megafesta pelos seus 86 anos. Mas antes disso é muito provável que se deixe ver num novo regresso a Espanha por ocasião do 60º aniversário da infanta Elena, já no próximo dia 23 de dezembro. Juan Carlos quer dar um sinal de que vem e vai sempre que quer, sem precisar de autorização do filho ou da nora para voltar à sua pátria.

Depois da manchete da ‘Lecturas’, também a imprensa inglesa fala da conspiração e não descarta a possibilidade de haver um dedo de Juan Carlos em tudo esta imensa polémica. "O exiliado Juan Carlos terá ajudado a filtrar os rumores de ‘affair’ da rainha de Espanha num movimento de vingança" lê-se na edição digital do ‘Telegraph’. O jornalista James Badock considera que o rei emérito como um dos principais responsáveis pelo complô que também engloba Jaime del Burgo.

A carregar o vídeo ...
Momento solene! Princesa Leonor faz juramento à Constituição de Espanha perante o olhar embevecido dos pais

LEONOR AO TRONO

O facto de Leonor já ter completado 18 anos de idade terá sido essencial para que os detratores de Letizia tenham posto este rumor a circular. Se a rainha cair e Felipe insista em não se divorciar dela, a monarquia continuaria segura, pois a princesa das Astúrias já poderá ser chamada a subir ao trono. Espanha já não estará dependente do casal real no entender de todos os que querem afastar a ex-jornalista de forma definitiva da coroa. Mas o que teriam todos os inimigos de Letizia têm a ganhar com a sua caída em desgraça? Em primeiro lugar, sentirem-se vingados. Depois, com ela longe do Palácio da Zarzuela talvez conseguissem recuperar um pouco do poder que perderam ao longo dos últimos anos, pois a rainha sempre se esforçou por "limpar" a monarquia de compadrios, enriquecimento ilícitos, corrupção, fraudes e lavagem de dinheiro. Crimes que levaram o sogro a abdicar em 2014.

Já sobre o silêncio que os jornais e revistas adotaram em relação a este escândalo, Pilar Eyre não tem dúvida: ninguém os silenciou. O palácio real não ameaçou jornalistas nem os fez calar. A conhecida jornalista é da opinião que foram os próprios meios de comunicação social que não "morderam o isco", pois todos chegaram à conclusão que estavam perante uma campanha de desprestígio não só contra Letizia, mas também contra o próprio rei, Felipe VI de Espanha. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável