
É uma notícia que deixou em choque milhões de fãs da série 'Anatomia de Grey' em todo o mundo. Eric Dane, de 52 anos, ator que deu a vida à personagem Mark Sloan 'McSteamy', foi dianosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa rara e sem cura.
"Fui diagnosticado com ELA. Sou grato por ter a minha amorosa família ao meu lado enquanto enfrentamos este novo capítulo", disse Dane à revista People . O ator, também estrela da série em exibição, 'Euphoria', pediu respeito e privacidade neste momento difícil, embora tenha dito que se sente sortudo por poder continuar a trabalhar: "Estou ansioso para voltar ao set na semana que vem."
Este terrível diagnóstico acontece quando Eric e a mulher, a também Rebecca Gayheart, decidiram cancelar o divórcio entre eles. Após sete anos de separação, com rumores de novos relacionamentos pelo meio, o casal decidiu seguir em frente como família. Rebecca, de 53 anos, explicou recentemente que vão ficar juntos pelo bem de suas filhas, Billie e Georgia, de 15 e 13 anos: "Ainda somos uma família. Não foi um fracasso, foi um grande sucesso."
A ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig, é uma doença neurodegenerativa progressiva que provoca a paralisia progressiva dos músculos. Apesar de rara e incurável, existem casos de pacientes que vivem décadas após o diagnóstico, como famoso físico e cosmólogo britânico, Stephen Hawking (1942-2018), embora a esperança média de vida varie entre três a cinco anos. Em Portugal, onde entre 1000 e 1200 pessoas sofrem desta doença, um dos casos mais conhecidos vitimou o cantor Zeca Afonso (1987).