
A família real dinamarquesa tem estado nas bocas do Mundo por rumores de uma eventual crise no casamento entre o Frederico X e Maria. A situação do casal tem estado no centro das atenções uma vez que vieram a público imagens do então rei na companhia de Genoveva Casanova, em Madrid.
Contudo, esta possível crise foi colocada para segundo plano nas últimas horas, uma vez que a família real sofreu um novo revés. A rainha Margarida da Dinamarca teve de ser hospitalizada devido a um problema de saúde, o que fez soar todos os alarmes nas terras dinamarquesas.
Na quinta-feira, dia 8 de maio, o 'Ekstra Bladet' noticiou que a mãe de Frederico X tinha sido obrigada a cancelar a sua presença no 125.º aniversário da Fundação Sankt Lukas em Hellerup. "A Casa Real confirma o relatório médico da soberana e assinala que o evento foi cancelado", referiu o referido órgão de comunicação social sobre a complicação sofrida pela rainha emérita.
A mesma publicação referiu ainda que a monarca teve de ser hospitalizada. "Foi decidido que a rainha Margarida será internada no Rigshospitalet como medida de precaução", explicam. De forma a acalmar os ânimos, adiantaram que se tratava apenas de um caso de "constipação intensa".
Já esta sexta-feira, dia 9 de maio, a Casa Real dinamarquesa informou que Margarida II ainda se encontra hospitalizada para observação. De acordo com o meio de comunicação social local 'Gala', "espera-se que a rainha Margarida seja autorizada a deixar o Rigshospitalet e a regressar ao Palácio de Fredensborg durante o fim de semana".
Além disso, o meio de comunicação acima referido esclareceu que a mãe de Federico X já se sente muito melhor: "Sua Majestade está a recuperar e bem disposta." Espera-se então que a rainha emérita regresse a casa nos próximos dias, embora só tenha de retomar a sua agenda oficial a 22 de maio, quando receber o prémio da Sociedade Bíblica.
Já não é a primeira vez que a saúde da rainha Margarida causa preocupação. No ano passado, a monarca sofreu uma queda aparatosa, que a levou a ser hospitalizada durante vários dias e a ter de ser operada. Desde então, tem andado com o auxílio de uma bengala.
Na altura, a Casa Real dinamarquesa emitiu um comunicado urgente para tentar evitar as especulações que surgiram sobre o estado de saúde da rainha emérita. "Na quarta-feira à noite, a rainha Margarida foi internada no hospital após uma queda que, infelizmente, provocou uma lesão nas vértebras do pescoço e uma fratura na mão esquerda", referiram.