'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Mundo

Felipe VI e Letízia viajam até à tragédia de Valência e agradecem ajuda dos operacionais portugueses no local

Orgulho português: Felipe VI e Letizia estiveram na manhã deste domingo, dia 3, em Valência e cumprimentaram os 9 bombeiros portugueses que têm ajudado nesta tragédia que já fez mais de 210 mortos. Depois, os monarcas foram vaiados pelos moradores.
03 de novembro de 2024 às 12:47
2024-11-03_12_45_33 thumbnail_IMG_6517.jpg
pub
pub

O rei Felipe VI e a rainha Letizia estão neste momento em Valência. Os monarcas espanhóis tomaram a iniciativa de visitar os locais mais afetados pelas enchentes provocadas pelo DANA, um dia depois do aniversário da Rainha Sofia, feito de forma discreta e sem qualquer aparato.

No meio da tragédia, Felipe VI e Letizia fizeram questão de cumprimentar todos os 9 operacionais portugueses da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS), uma organização não governamental, que estão no local, para ajudar nas buscas após as inundações em Valência, com o auxílio ainda de dois cães.


Os reis, acompanhados do presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, agradeceram a presença dos bombeiros, que viajaram para o país vizinho em articulação com a embaixada de Espanha, sem passar pela autorização do Governo português.


A visita, porém, promete ser conturbada já que a metereologia prevê para hoje mais chuvas violentas na região, tendo o governo regional interditado ontem à noite o acesso a dez localidades para garantir os trabalhos de emergência, isto deposi desta sexta e sábado terme surgido multidões na região dispostas a ajudar os mais afectados, enchendo caminhos e dificultando por vezes algumas deslocações mais urgentes.


A visita do monarca espanhol sucede depois deste ter reagido nas redes sociais."Os nossos agradecimentos a todos os chefes de Estado, autoridades e líderes internacionais pelas suas mensagens de condolências, conforto, apoio e solidariedade ao povo espanhol, pelas consequências devastadoras do DANA. As palavras de carinho e fraternidade fazem-nos sentir acompanhados e reconfortados nesta terrível tragédia que devasta nosso país".

Recordamos que Filipe VI tem estado muito atento a todos os progressos que estão a ser vividos na região, o que não evitou que a comitiva fosse bastante apupada durante a visita. Os moradores chamaram os reis de "assassinos" e a polícia teve mesmo de intervir. O que resultou no cancelamento do resto da visita que os monarcas tinham previsto.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável