
Frederico, príncipe herdeiro da Dinamarca, está prestes a viver um dos dias mais felizes da sua vida, com a sua ascensão ao trono a estar agendada para o próximo dia 14, fruto da abdicação da rainha Margarida, por motivos de saúde. O novo rei sobe ao trono às 2 da tarde no Palácio de Christianborg.
Todavia, o futuro monarca de 55 anos sofreu uma grande tristeza nos últimos dias, com a morte do seu grande amigo Michael Haslund Christensen, produtor e realizador cinematográfico, que protagonizou um documentário chamado ‘Pais e filhos’, que tinha gravações feitas por Frederico quando este tinha apenas 18 anos.
A última despedida do profissional da Sétima Arte, cujo falecimento aos 58 anos ocorreu durante a estada de Frederico na Nova Zelândia, teve lugar pouco depois das festas natalícias, no dia 6 de janeiro, numa igreja em Copenhaga.
Recorde-se que a vida pessoal do futuro rei Frederico X esteve recentemente sob os holofotes, depois de ter sido apanhado a passear com a mexicana Genoveva Casanova em Madrid, espoletando especulações acerca de uma possível infidelidade que poderia colocar em causa o casamento com a princesa Mary. Todavia, a Casa Real conseguiu atenuar os danos e Genoveva afastou-se do olhar do público, retomando a normalidade na Casa Real dinamarquesa.