
O príncipe Frederico chega ao trono da Dinamarca no dia 14 de janeiro a tentar calar um dos maiores escândalos do seu casamento, o encontro com a socialite mexicana Genoveva Casanova em Madrid. Mas este não é o primeiro escândalo à volta do príncipe herdeiro, cujos anos de juventude foram regados com festas, carros velozes e encontros com modelos... um estilo de vida que de vez em quando volta a aparecer na imprensa dinamarquesa, mesmo depois do casamento de Frederico e Mary Donaldson.
Quando Frederico e Mary se conheceram num pub em Sidney em 2000, o príncipe já tinha tornado públicas algumas das suas relações, sendo as três mais conhecidas: com a modelo Malou Aamund – hoje uma empresária conhecida na Dinamarca, ex-deputada e CEO da Google naquele país -, com a modelo de lingerie Katja Storkholm, com quem supostamente queria casar mas não teve permissão da rainha Margarida II, e com a cantora dinamarquesa Maria Montell, que teve que fazer terapia após o fim do relacionamento.
Frederico era conhecido nos anos 1990 pela paixão por carros velozes, festas em discotecas que alimentavam os jornais dinamarqueses e levantou suspeitas pelos gastos nas viagens luxuosas. A paixão pela princesa Mary, uma advogada australiana que inicialmente nem sabia quem ele era, foi um novo capítulo no perfil do príncipe.
A pouco e pouco Frederico deixou de ser descrito como o rebelde. A rainha Margarida II rendeu-se à nora, propôs cursos intensivos de dinamarquês e uma vida no palácio ainda antes do casamento real, que aconteceu em 2004. Tudo parecia ter mudado na vida do príncipe Frederico, mas apenas quatro anos após o casamento o futuro rei foi apanhado num deslize.
Corria o verão de 2008, Frederico e Mary estavam em Pequim para ver a os Jogos Olímpicos. Mary decidiu fazer uma curta viagem a Copenhaga para buscar os dois filhos pequenos, Christian e Isabel, de 3 e 1 anos, antes de partir de férias para a Austrália, enquanto Frederico ficou na capital chinesa. Dias depois os jornais dinamarqueses publicaram pormenores de uma festa cheia de excessos, em que o futuro rei foi forçado a deixar a discoteca.
Testemunhas revelaram que a festa temática, com coelhinhas da Playboy, deixou o príncipe Frederico animado. Por volta das três horas da manhã, os seguranças intervieram na pista de dança para retirar do local o príncipe embriagado, recordou o site australiano ‘News.com’.
Foi o segundo episódio de excessos do príncipe Frederico naquele verão. Um mês antes da festa da Playboy em Pequim, Mary terá pedido a funcionários para buscar o marido numa discoteca de uma pequena cidade dinamarquesa, Skagen, depois de saber que ele estava bêbado.
@9honey Aussies adore #PrincessMary and not just because she’s one of our own - it’s also because she’s so down to earth! Video by @NatalieOliveri . . . #princessmaryofdenmark #danishroyals #royals #sydney #australia #fyp #trending ? original sound - 9Honey
O príncipe Frederico voltou a ter cuidado, adotando um perfil mais discreto por mais três anos, até que em 2010 uma fonte disse ao tabloide ‘Se og Hor’ que o herdeiro do trono foi visto numa discoteca de Copenhaga famosa pelas dançarinas em topless e empregadas de mesa seminuas. A princesa Mary estava então grávida dos gémeos Vincent e Josefina. "Foi como se Frederico tivesse esquecido que é pai de dois – brevemente de quatro – e que Mary está em casa, grávida e sozinha", comentou a fonte, acrescentando que o príncipe entrou do local antes das duas horas da manhã e perto das três horas estava a insistir em beber e dançar no local.
Apenas três meses depois do nascimento dos bebés, e a faltar poucos dias para o batizado dos filhos mais novos, Frederico foi filmado a dançar com uma loira misteriosa numa discoteca da capital dinamarquesa.
De todos os escândalos, as fotografias do príncipe Frederico com Genoveva Casanova em Madrid são as que mais abalaram a casa real dinamarquesa. As implicações desta viagem ainda levantam questões que o palácio recusa-se a responder, como o facto de Frederico andar sem segurança nas ruas de Madrid, ficar hospedado na casa de Genoveva, que é próxima da embaixada, e quais foram afinal os gastos do príncipe na escapadinha de um dia na capital espanhola.
Frederico foi fotografado pela revista ‘Lecturas’ a chegar na casa de Genoveva, a sair para jantar e a regressar ao local ao final da noite, de onde só saiu na manhã seguinte, para o aeroporto. As imagens foram publicadas em novembro, levantando dúvidas sobre o futuro do casamento de quase 20 anos de Frederico e Mary.
A 31 de dezembro a rainha Margarida II surpreendeu ao anunciar a abdicação em nome do filho mais velho, que terá ao seu lado a rainha consorte Mary. A passagem da coroa será realizada no dia 14, sem pompa, numa cerimónia pequena.