
O grão-duque do Luxemburgo, Enrique, que está a celebrar 69 anos esta terça-feira, 16, anunciou que está a preparar a abdicação em favor do filho Guilherme. Mas ainda não quis adiantar a data.
Em declarações ao programa 'Place Royale' da RTL, citado pela 'Hola!', Enrique falou sobre esses planos pela primeiras. "Há planos. Chegará o dia em que terei de o fazer e, a dada altura, tenciono reformar-me. Isso é óbvio", afirmou. "Mas não vou dizer-vos" a data.
"Tudo isto é planeado com a família. Penso que é muito importante dar uma oportunidade aos jovens. A transmissão e a confiança são os dois elementos essenciais da minha relação com o meu filho Guillerme", declarou também.
A grã-duquesa Maria Teresa também está ansiosa por desfrutar de mais tempo com o marido, quando ele já não for chefe de Estado. "O meu marido e eu adoramos passar tempo juntos, sair, visitar museus, ir ao teatro, ver amigos, descobrir novos sítios. Divertimo-nos muito e estamos ansiosos por ter mais tempo e liberdade à medida que envelhecemos", contou à 'Hola!'.
Guilherme do Luxemburgo tem atualmente 42 anos, é casado com Stéphanie e tem dois filhos, Charles, de 3 anos, e François, de 1.
Não será a primeira vez que o Luxemburgo vai passar por um processo de abdicação na História recente, o último aconteceu há 24 anos, quando o grão-duque Jean, de 79 anos, decidiu deixar as funções em favor de Henrique, que na altura tinha 45 anos.